Buscar

Câmara aprova projeto de Lei para instituição do projeto "Bombeiros do Amanhã"

Cb image default
Divulgação

Na manhã desta terça-feira (26), durante Sessão Ordinária, sob presidência da vereadora Juscinei Claro Dino (PP), os vereadores de Sidrolândia votaram e aprovaram o projeto de Lei N. 018/2021, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a formar parceria com o Corpo de Bombeiros Militar para Instituição do Projeto "Bombeiros do Amanhã" no Município.

A prefeita Vanda Camilo (PP), enquanto ainda interina se reuniu, no dia 7 de janeiro com o comandante do 18º Subgrupamento de Bombeiros Militares, Tenente Souza Neto para iniciar os debates sobre o programa e agora, encaminhou o projeto a casa de leis, que prontamente aprovou, por entender a importância do mesmo para os adolescentes do município.

O projeto do Corpo de Bombeiros tem por finalidade contribuir para a boa formação dos adolescentes, desenvolvendo a disciplina, a sensibilidade e o talento.

A aprovação teve o total de 10 votos favoráveis, sendo eles de todos os vereadores presentes: Carlos Henrique Olindo (PSDB); Cleyton Martins (PSB); Cristina Fiuza (MDB); Enelvo Felini Junior (PSDB); Gilson Galdino (REDE); Gabriel Autocar (PATRIOTA); Joana Michalski (PSB); Gabardo (PSDB); Otacir Figueiredo (PP); Sandro Luiz Gonzales (PSD).

O projeto de Lei N. 018/2021 segue para a prefeitura municipal para que seja sancionado nos próximos dias.

Sobre o projeto - Segundo site institucional do Corpo de Bombeiros do MS, o projeto Bombeiros do Amanhã em parceria com a SAS / FUNESP, foi criada no dia 06/02/1993, em parceria firmada entre a extinta PROMOSUL – Fundação de Promoção Social de Mato Grosso do Sul e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grasso do Sul, Com o objetivo de atender adolescentes na faixa etária de 12 anos a 15 anos , oportunizando aos mesmos a aquisição de conhecimentos técnicos e práticos necessários à aprendizagem e ao desenvolvimento de funções e ações, proporcionando ainda meios que possam favorecer comportamentos e convivências harmoniosas na família e na sociedade.

Baseado na Lei Federal n° 8.069, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a Unidade Bombeiros do Amanhã apresenta um conjunto de ações educativas e sociais, capazes de oferecer aos adolescentes inscritos na Unidade, a possibilidade de mudar o quadro em que se encontra, através do desenvolvimento de suas potencialidades, de sua integração como membro respeitado na sua comunidade e na família, aquisição de hábitos saudáveis e consciência de sua cidadania.

No período em que os adolescentes estão na Unidade, os mesmos recebem noções básicas do serviço realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar MS como: Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Aula de Música (com integrantes da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar) Ordem Unida, Hierarquia e Disciplina, Natação, Informatica, Cidadania e Acidentes Domésticos. Os adolescentes recebem também alimentação (Café da manhã e almoço), atividades recreativas e culturais. A Unidade Bombeiros do Amanhã atualmente atende um total de 60 (Sessenta) adolescentes, selecionados pelo Corpo de Bombeiros e SAS. ra aprova projeto de Lei para instituição do projeto "Bombeiros do Amanhã"