Dando continuidade ao processo de formação continuada voltado aos profissionais da Educação Especial, a Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o 2º Encontro de Formação dos Assistentes Educacionais que atuam nas unidades escolares do município. A ação faz parte do compromisso em qualificar cada vez mais o atendimento aos estudantes com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento.
O encontro aconteceu no dia 30 de abril, na Câmara Municipal de Sidrolândia, e teve como tema central voltado ao aumento da prevalência dos casos de autismo e o manejo de crises sensoriais, comportamentais e de comunicação.
A formação foi ministrada pelo coordenador setorial da Educação Especial, Marcos Marangoni, que também é autista e especialista na área.
No primeiro módulo, os participantes tiveram uma introdução às atribuições dos assistentes e uma abordagem geral a respeito dos transtornos, com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já neste segundo momento, o conteúdo foi aprofundado, com orientações práticas sobre como lidar com situações que surgem no cotidiano escolar, garantindo mais segurança e qualidade no atendimento aos alunos atípicos.
As formações são reflexo do compromisso da gestão do prefeito Rodrigo Basso e do secretário de Educação Vili Marcos Tognon, que buscam promover uma educação inclusiva, empática e qualificada. O objetivo é garantir que as crianças atípicas recebam um ensino respeitoso, acessível e transformador, assegurando seus direitos e ampliando suas oportunidades de aprendizado.