Publicado em 03/10/2021 às 19:25,

“As mulheres precisam se cuidar”, diz prefeita na abertura do Outubro Rosa

Redação - Noticidade,
Cb image default
Prefeita fez apelo às mulheres para se cuidarem. (Foto: Reprodução Facebook) 

Amor próprio, cuidado pessoal, prioridade na saúde, conscientização, foram algumas das palavras mais utilizadas no Parque Vale do Vacaria na abertura da programação “Outubro Rosa” em Sidrolândia.

A prefeita Vanda Camilo (PP), fez questão de participar do evento e destacou a necessidade das mulheres se cuidarem. O objetivo da campanha é alertar as mulheres, a partir dos 40 anos, a realizarem a mamografia, pelo menos uma vez por ano. Este é o método indicado pelas entidades ligadas à causa como método de rastreio e diagnóstico precoce para os casos de câncer de mama. A campanha também alerta para hábitos saudáveis de vida na alimentação e atividades físicas regulares.

"O cuidado deve ser o ano inteiro, nós mulheres devemos procurar o médico regularmente e realizar o autoexame, nossa saúde deve ser a nossa prioridade", disse a prefeita.

A coordenadora de políticas públicas para as mulheres, Natalia Souza, também presente no evento de abertura, segue a mesma linha de raciocínio da Prefeita. "O Outubro Rosa é um mês importante, essa programação que estamos realizando hoje e no decorrer do mês é visando a prevenção, e a administração está preocupada com a saúde de nossas mulheres, mas o cuidado deve ser durante todo o ano, não podemos tirar apenas um mês para cuidar da saúde da mulher", afirmou Natalia.

Durante todo o mês as unidades bases de saúde vão ter um “Dia D" das ações do Outubro Rosa, quando moradores poderão fazer o preventivo, teste rápido para rastreamento de HIV, sífilis e hepatites, além das orientações sobre o autoexame. Haverá extensão do horário de atendimento (das 17 às 21 horas) no Centro de Especialidades Médicas para fazer preventivo, ultrassom e teste rápido. Este atendimento em horário prolongado será as quartas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 de outubro. Nos dias 15 e 30 este mesmo serviço será levado no Bafo da Onça, Assentamento Eldorado.