Publicado em 11/11/2020 às 16:49,
A decisão unânime do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) pelo provimento de recurso indeferindo o registro de candidatura de Daltro Fiuza do MDB nesta quarta-feira (11), movimentou os bastidores políticos em Sidrolândia.
Logo após a decisão, ao lado de Nelio Paim (seu candidato a vice), Daltro Fiuza divulgou um vídeo em sua página oficial, onde fez um apelo a comunidade, para que confie na justiça e na verdade, ele tranquilizou seus eleitores e chamou a decisão judicial de um pequeno ‘tropeço’.
“Não é possível que tudo aquilo que alegamos, que é a realidade da nossa situação perante a justiça eleitoral esteja totalmente errado, com certeza quem vai decidir isso é a terceira instância, temos muita convicção da lisura do nosso trabalho como prefeito que nunca caracterizou desvio, dolo e nem enriquecimento ilícito e isso está provado no processo e lá no TSE com certeza vai ter um julgamento a altura e merecido, portanto, somos candidatos”, destacou Daltro que finalizou o vídeo pedindo apoio e a confiança da população.
O que levou os juízes do TRE/MS a julgarem pelo indeferimento, foram motivos relacionados a reprovação das contas referentes ao mandato de Daltro de 2008. A reprovação foi confirmada pela Câmara, tornando ele inelegível por oito anos. Daltro também foi considerado inelegível e teve recurso negado pela 4ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) em junho, mantendo a decisão oficializada em decreto legislativo, além da rejeição pelo Tribunal de Contas do União.
Daltro Fiuza diz que não há inelegibilidade, dano ao erário ou enriquecimento ilícito e isso será provado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “Estou tranquilo e sigo confiante na justiça, no meu trabalho e na população”, finaliza.