Publicado em 15/04/2021 às 15:14,
O número de casos de Covid-19 em Sidrolândia voltou a ter redução depois de 40 dias em alta. No dia 05 de março, por exemplo, eram mais de 300 pessoas infectadas com a doença no município e 40 mortes. A partir daquele momento, começou uma escalada no número de casos da doença e consequentemente subiu o número de internações no Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa, encaminhamentos para Campo Grande e um recorde de mortes em um período de 40 dias.
No dia 31 de março, o pico no número de casos de Covid-19 ativos chegou a 555 pessoas infectadas em isolamento domiciliar e 23 internados, também naquele dia 12 pacientes de Sidrolândia estavam internados em Campo Grande, totalizando 590 pessoas com o vírus no organismo.
A partir deste mês de abril, a média de infectados caiu, mas ainda ficou acima de 400, média que só foi abaixar no dia 10 de abril (que registrou 386 casos), no dia seguinte caiu para 358, em 12 de abril foram 331 e no dia 13 foram 322 casos de Covid-19 em isolamento domiciliar, sempre com média de 30 pessoas internadas em Hospitais de Sidrolândia e Campo Grande com agravamento da doença.
A queda mais significativa começou ontem (14), conforme dados do Boletim Epidemiológico, 190 pessoas estavam com o vírus em isolamento domiciliar e 20 pessoas internadas.
Nesta quinta-feira (15) o número de infectados em isolamento caiu para 158, isso só depois de 40 dias em alta alarmante.
Contudo, a média de internações de sidrolandenses continua alta e não há vagas na UTI do Hospital de Sidrolândia que está com 100% de ocupação.
Testes – De acordo com a equipe técnica do Centro de Testagens de Covid-19 de Sidrolândia, localizado ao lado da UPA, estão sendo realizados, no momento, somente os testes de anticorpos, onde a pessoa deve estar apresentando sintomas respiratórios (tosse, coriza, perda de paladar ou olfato, falta de ar) há mais de 9 dias, ou ter tido contato com caso positivo também há mais de 9 dias.
A Secretaria Municipal de Saúde alertou à população, que não realizará testes sem critérios técnicos para evitar diagnósticos de “falso negativo”.
A estrutura fixa de atendimento, localizada no prédio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), à Rua João Márcio Ferreira Terra, Bairro São Bento, permanece com as testagens dos pacientes que são agendados através das Unidades de Saúde dos Bairros e zona rural.
Covid-19: O que fazer se você não se sente bem?
Antes de tudo, saiba quais são os principais sintomas da covid-19. Os sinais mais comuns da covid-19 são febre, tosse seca, falta de ar e cansaço. Outros sintomas menos comuns, mas que podem surgir em algumas pessoas são perda do olfato ou do paladar, dor de cabeça, garganta inflamada, congestão nasal, vermelhidão nos olhos, diarreia ou manchas vermelhas na pele.
Fique em casa e se mantenha em isolamento mesmo que você tenha sintomas leves como tosse, dor de cabeça ou febre baixa até você se recuperar. Ligue para seu médico ou procure orientações com a secretaria de saúde local. Peça a alguém para lhe trazer mantimentos. Se você precisar sair de casa ou ter alguém próximo a você, use uma máscara cirúrgica para evitar contaminar outras pessoas.
Se você tem febre, falta de ar ou dificuldade para respirar, cansaço ou dificuldade para se mover ou falar, procure imediatamente por assistência médica. Se possível, antes de ir a um posto de saúde ou hospital, telefone para se informar sobre como proceder e siga as instruções da secretaria de saúde local.