Buscar

Ao lado de deputado, prefeita Vanda Camilo inaugura Centro de Controle de Zoonoses

Foi entregue nesta sexta-feira (28) o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A construção teve início em julho de 2019, com aporte inicial de R$ 250 mil de recursos próprios, mais R$ 200 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Marcio Fernandes. Os atendimentos começam a ser realizados na próxima terça-feira, 2 de maio.

O CCZ, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), está localizado na BR-060, saída para Campo Grande, e conta com área construída de 230,40m², incluindo recepção, triagem, vacinação, banheiros, esterilização, copa, depósito, cirurgia, lavanderia, expurgo e duas varandas, além de seis baias para cães e três para gatos. O objetivo da construção é prevenir e controlar as zoonoses, doenças infecciosas que se originam em animais e que podem ser transmitidas para seres humanos.

Entre os serviços prestados pelo CCZ está o teste rápido de sorologia para diagnosticar a leishmaniose canina, uma das principais zoonoses que pode levar à morte tanto do animal infectado quanto do ser humano. Além disso, o centro realiza vacinação contra a raiva e procedimentos e tratamentos para animais que testam positivo para leishmaniose.

Inicialmente, os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, com possibilidade de mudanças. É responsabilidade do tutor levar o animal em caixa de transporte adequada para garantir o conforto do animal.

Com essa iniciativa, a cidade espera melhorar a qualidade de vida da população e dos animais, além de promover a saúde pública por meio da prevenção e controle de doenças infecciosas.

O secretário de Saúde, Luiz Pitó, destacou a importância do trabalho realizado para que o CCZ fosse inaugurado. Já a prefeita Vanda Camilo ressaltou a necessidade do centro, uma vez que o controle de zoonoses é fundamental para garantir a saúde pública. A prefeita finalizou agradecendo a todos que contribuíram para tornar essa conquista possível, em especial, o deputado Marcio Fernandes.