Buscar

Agricultor familiar do São Pedro já colheu 2 milhões de abacaxis e comemora sucesso

Cb image default
Dorival é exemplo que a produção bem organizada dá muitos resultados. (Foto: Noticidade) 

A agricultura familiar tem se destacado na região de Sidrolândia e a reportagem do Noticidade acompanhou detalhes de uma produção de Abacaxi que deu muito certo. A propriedade fica no Assentamento São Pedro, lote 116 e pertence ao Dorival de Souza da Silva.

Ele já colheu mais de 2 milhões de abacaxis ao longo dos anos e tem 400 mil pés plantados em 11 hectares na propriedade que tem ao todo 21 hectares, a ideia dele é ampliar a plantação.

“O começo foi muito difícil, mas hoje temos apoio, acesso a crédito para investimento e técnicas avançadas que garantem boa produtividade e muita qualidade, isso possibilita a comercialização para Dourados, Fátima do Sul, Campo Grande, vários supermercados e feiras. Nossa rentabilidade tem sido muito boa e o comércio do abacaxi tem muita aceitação, estamos felizes com o resultado graças a Deus”, disse Dorival que destacou apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da Sederma (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente).

O geógrafo e chefe de divisão da Sederma, Geovane Ferreira esteve na propriedade e destacou sua alegria ao ver tanta produtividade.

“Como servidor público, e principalmente como filho e neto da Agricultura Familiar, vejo que pessoas como seu Dorival são símbolos de que é possível produzir comida de qualidade, e ter renda na Agricultura Familiar, desde que seja bem pensado e planejado. O Abacaxi é uma produção que vem ganhando espaço nos nossos Assentamentos”, finalizou ele que acompanha as propriedades dos agricultores familiares de Sidrolândia.

Em Sidrolândia, ao todo são 130 hectares de Abacaxi plantados. A fruta é a quinta mais produzida no País, contribuindo com aproximadamente R$ 2,22 bilhões para o PIB agrícola. A produção é absorvida quase em sua totalidade pelo mercado interno.

A abacaxicultura é intensiva em mão de obra nas suas etapas produtivas, com destaque para a colheita. A maioria dos produtores são de pequeno e médio porte, com áreas plantadas variando de 10 a 20 hectares. Todas essas características tornam a cultura de grande importância econômica e social.