Buscar

“Acredite nos seus sonhos”, diz estudante de escolas públicas que fez intercâmbio na Espanha

Cb image default
Tarson ao lado dos pais Tiquinho e Professora Márcia. (Foto: Arquivo Pessoal) 

Tornar sonhos realidade na vida profissional parece ser uma tarefa mais difícil para estudantes da rede pública, difícil é verdade, mas não impossível. Tarson Brito Landolfi de apenas 25 anos é um exemplo vivo disso.

Filho do mecânico de bicicletas José Luiz, mais conhecido como Tiquinho e da professora Márcia, o jovem de Sidrolândia vai participar do V Encontro Internacional de Reitores da rede Universia, que irá se realizar na cidade de Valência na Espanha, entre os dias 08 e 10 de maio de 2023.

Tarson se formou em Fisioterapia pela UCDB, ele era bolsista e sempre foi um aluno com ótimas notas na rede pública. “Na faculdade tive a honra e a responsabilidade em representar o meu estado de Mato Grosso do Sul e minha querida UCDB no programa de intercâmbio cultural Top Espanha, na cidade de Salamanca. Esse programa contempla os melhores alunos de todo o país, propiciando 3 semanas de estadia na Europa com tudo pago pelo banco Santander. Onde são realizadas aulas para aperfeiçoamento do idioma, visitas e passeios culturais em diversos pontos turísticos. Ao final se recebe um certificado de proficiência do idioma espanhol dado por uma das melhores e mais antigas universidades europeias, a USAL – Universidade de Salamanca”, disse o jovem. 

Ao se recordar das dificuldades, ele se mostra feliz, pois diz que valeu a pena: “Acordar de madrugada durante os três primeiros anos de curso em dias de chuva e frio não foram fáceis, se deslocar todo dia 70 km para ir e mais 70 km para voltar, incluindo riscos na estrada e contratempos, também se somaram a luta. Mas a certeza de que estava no caminho certo para me formar e poder cuidar do próximo, se tornou o combustível de toda manhã. Conheci muitas pessoas durante os 5 anos de faculdade, passei pelo cuidado e zelo de mestres e doutores incríveis e diferenciados. Me dediquei de corpo e alma em inúmeras atividades acadêmicas, projetos de extensão, de iniciação científica e aulas de monitoria. Todo esse crescimento não seria possível sem o apoio e amor incondicional de meus pais, que nunca mediram esforço algum para me ajudar em todos os aspectos da minha formação”.

Atualmente, o jovem cursa o mestrado em Ciências do Movimento pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e trabalha na área de reabilitação motora no hospital da CASSEMS em Campo Grande.

“É uma honra poder inspirar mais jovens na busca e realização de seus sonhos. A mensagem que deixo é que se você tem um sonho, lute com todas as suas forças, caminhe, corra se for preciso, mas nunca em hipótese nenhuma deixe de acreditar que ele pode se tornar realidade, se eu consegui, você também consegue. Somente a educação pode transformar vidas. Acredite no seu potencial e voe”, finaliza.