Publicado em 14/11/2024 às 10:38,
O Major Thelson Takeshi, comandante da 8ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), em Sidrolândia, concedeu uma entrevista a reportagem do Noticidade, onde esclareceu dúvidas e reforçou o compromisso com a comunidade.
Durante a entrevista, o comandante enfatizou a vinda de novos soldados para Sidrolândia, garantindo mais segurança para a população. “Vieram para Sidrolândia oito novos servidores, oito novos soldados, que vem reforçar a segurança na cidade, aumentando o policiamento nos bairros e na área central”.
“A gente monitora as ‘manchas’ criminais, o crime organizado e toda a situação que pode deixar a população insegura. Então, a gente monitora tudo isso para que cada vez mais a população se sinta mais segura com a presença da Polícia Militar”, reforçou o major.
O comandante ainda afirmou que o número de viaturas em rondas quadriplicou em Sidrolândia. “Isso faz com que esses índices de furto e roubo venham reduzindo ano a ano. Quando eu cheguei aqui, a gente tinha, em média, 5/6 roubos por mês. Hoje em dia, a gente não tem nenhum, às vezes um, mas é uma situação bem peculiar, onde o meliante é identificado e rapidamente preso. Os furtos vêm caindo de 120, 80, 30, 20, e é nessa casa que nós queremos manter. Erradicar, nós não conseguimos, porque, de fato, isso é uma coisa corriqueira, mas manter no índice controlado é a nossa intenção, através do policiamento ostensivo e preventivo”, disse Thelson.
O comandante ainda pediu para que as pessoas colaborem durante as abordagens, pois isso garante a segurança de toda a comunidade. “Através disso (abordagens), vários armamentos, que poderiam ser futuros homicídios, foram retirados de circulação e apreendidos, e o autor do porte ilegal de arma de fogo, preso. Um cara bebendo com arma na cintura, sem registro, sem nada, com boas intenções, ele não está. Então, a população, tem que entender que a abordagem e a busca pessoal, muitas vezes, é incômoda para quem não deve nada. Mas é melhor isso do que você ser vítima de um homicídio depois. A Polícia Militar não quer sacanear ninguém, não quer perturbar nenhum cidadão de bem. Muito pelo contrário. Ele quer manter a segurança, só que uma das formas mais efetivas de se manter uma segurança, um efetivo trabalho, é através das abordagens e a busca pessoal. Porque o crime não tem cara, o crime não tem cara”, enfatizou o comandante.
“Quero dizer à população de Sidrolândia que pode confiar na Polícia Militar, o nosso quartel é 24 horas de portas abertas para que o cidadão que queira fazer alguma denúncia, que queira pedir um policiamento, vir aqui conhecer as instalações do quartel, está convidado a vir e entender como trabalha a Polícia Militar. A PM não trabalha somente nas situações ostensivas e preventivas, ela está inserida também nos projetos sociais, tais como o ‘Bom de Bola, Bom na Escola’, que atua no Quebra Coco é daqui do nosso quartel, o Proerd, que é o Programa de Resistência as Drogas, que está nas escolas do município, o Promuse, que é o Programa Mulher Segura, que é para manter a mulher segura da violência doméstica, a gente faz a fiscalização da medida protetiva do Poder Judiciário, juntamente com o Ministério Público, e que, além de tudo isso aí, a população ainda faz, a Polícia Militar participa de várias outras ações sociais que acham de suma importância para o crescimento da sociedade de Sidrolândia como um todo. Ela está inserida no papel social de desenvolvimento, na educação, na saúde, na segurança pública, para que a gente possa caminhar os próximos 5/10 anos com maior tranquilidade possível”, finalizou o major.
Assista a entrevista completa: