Publicado em 05/06/2021 às 17:31,

Veja dicas para correr sem prejudicar sua saúde

Redação - Noticidade,
Cb image default
Foto: https://unsplash.com/photos/GAGed6WJoOY

A corrida é uma das atividades físicas mais práticas que existem. Afinal, pode ser feita por qualquer um, em qualquer lugar, traz muitos resultados positivos para o corpo e você ainda pode participar de competições, como o sidrolense Philipe, que foi campeão estadual nos 5 quilômetros em 2019. No entanto, para que tudo saia como o esperado, é preciso respeitar alguns princípios. Caso contrário, a atividade poderá até ser prejudicial. Veja o que você precisa saber:

Conheça o seu corpo

Nada adianta resolver começar a correr de uma hora para outra sem conhecer o próprio corpo e os limites dele. Mesmo que a corrida seja um exercício relativamente leve, ela pode ser prejudicial se você não souber a hora de parar. Por isso, leve em consideração o seu peso, a sua idade, o seu histórico com outros exercícios e os seus problemas de saúde. Em todo caso, o ideal é começar de leve, com poucos minutos diários. Com o tempo, você poderá aumentar a quilometragem, conforme sentir que está tudo bem e que a atividade não trará perigos.

Seus equipamentos fazem toda a diferença

Se você, na pressa por iniciar logo as corridas, praticar a atividade com qualquer calçado, poderá sofrer muito e até desistir de tudo, pois sentirá fortes dores nos pés e nas costas. Além disso, o tênis errado também pode trazer malefícios ao joelho. Por isso, antes de começar, se planeje e compre um tênis de corrida adequado para o seu corpo. Tudo ficará mais fácil e você terá mais estímulos para continuar.

Sempre se aqueça antes de correr

O nosso corpo deve estar preparado para qualquer atividade física. Por isso, você nunca deve iniciar diretamente com a corrida. Antes de começar, faça um aquecimento adequado, pois isso preparará seus músculos e evitará grandes complicações. A dica é caminhar levemente e movimentar os braços por alguns minutos antes da atividade mais pesada.

Faça atividades paralelas

A corrida é um exercício muito efetivo para o emagrecimento. No entanto, para melhorar o seu desempenho na atividade e conseguir resultados ainda melhores, sem prejudicar seu corpo, o ideal é que você mantenha uma rotina de exercícios paralelos. Foque nos que são capazes de fortalecer os músculos das pernas. Assim, elas ficarão mais preparadas para aguentar o peso de seu corpo durante as corridas, prevenindo possíveis lesões.

Nunca se esqueça da água

Para que o organismo mantenha o funcionamento correto durante uma corrida, você deve beber água a cada 15 minutos. Em hipótese alguma você poderá se esquecer disso. Mas, tome cuidado na quantidade de líquido ingerido: ela deve ser suficiente para matar a sede, mas sem exageros, que poderão fazer mal na continuação do exercício. Quando a corrida acabar, hidrate-se muito bem, pois a perda de líquidos consequente da atividade física pode diminuir o volume sanguíneo e acelerar o coração, aumentando o risco de algum transtorno.