Buscar

Pequenas mudanças na sua rotina que podem ajudar o meio ambiente

O mundo todo percebeu a importância de cuidar mais do meio ambiente após os efeitos devastadores da pandemia. Mesmo que os maiores prejuízos à natureza sejam causados por atividades de grande escala, as mudanças individuais podem contribuir bastante para reduzir os riscos de um futuro pior. Se cada um fizer a própria parte, com pequenas alterações na rotina, o planeta já sentirá o impacto positivo. Veja como você pode ajudar:

Utilização consciente da água Dados de 2018 indicavam que o brasileiro consome, em média, 154 litros de água por dia. Essa quantidade é 40% mais alta do que a recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Os efeitos da utilização inconsciente da água já estão sendo sentidos. Na última década, choveu menos do que o esperado em várias regiões do país e, por isso, muitas pessoas já estão sentindo na pele os efeitos da crise hídrica. Então, reaproveite o máximo possível a mesma água para várias atividades de limpeza, economize nas descargas, tome banhos mais rápidos e não deixe as torneiras ligadas sem motivo.

Priorize produtos reutilizáveis

A maioria dos itens descartáveis que usamos no dia-a-dia servem apenas para tornar tudo mais cômodo, mas fazem muito mal à natureza. Com um pouco mais de dedicação, é possível mudar isso e incrementar os itens reutilizáveis à rotina. Desde sacolas de pano para as compras no supermercado, até os absorventes ecológicos, que não são jogados no lixo e ajudam a gerar menos resíduos, são vários produtos rotineiros que ajudam o meio ambiente.

Separe o lixo

Uma das melhores maneiras de amenizar a nossa grande produção de lixo é separando os materiais recicláveis dos não recicláveis. Dessa forma, saberemos que pelo menos uma parte do que nós consumimos não trará malefícios para o planeta e será reaproveitada na confecção de novos materiais. O descarte correto também evita alguns perigos. Recentemente, vimos como a falta de consciência da população de Sidrolândia ajudou a disseminar a dengue na cidade.

Coma melhor

Além de fazer muito bem para a saúde, a alimentação saudável também ajuda o meio ambiente. As carnes e os produtos industrializados exigem o uso de muitos recursos naturais para que possam chegar aos nossos pratos. Por isso, se todos diminuíssem o consumo destes alimentos, a natureza sofreria bem menos. O ideal é consumir alimentos de pequenos produtores locais. Assim, todo o processo logístico envolvido na indústria alimentícia fica ainda mais sustentável.

Priorize os meios de transporte alternativos

O carro é outra comodidade que faz muito mal ao meio ambiente. Criar o hábito de usar transportes alternativos é uma das maiores tendências entre os que se preocupam com a natureza. Aqui, você também terá benefícios diretos para a saúde, principalmente se escolher andar a pé ou adotar a bicicleta como meio de transporte principal.