Buscar

Capitão Contar e Eduardo Riedel disputam segundo turno em Mato Grosso do Sul

Cb image default
Divulgação

Contrariando a maioria das pesquisas divulgadas em Mato Grosso do Sul, Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB) vão para o 2º turno na disputa pelo Governo do Estado nas eleições 2022 após o resultado das urnas deste domingo (2).

Contar teve 26,71% dos votos e Riedel teve 25,16% dos votos. O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) finalizou a contagem de 100% das urnas às 21h26 com 1.552.654 votantes.

Capitão Contar (PRTB) disputa pela primeira vez uma eleição ao Governo do Estado, mas foi o deputado estadual eleito com mais votos na história de Mato Grosso do Sul: mais de 80 mil nas últimas eleições. Ele recebeu o apoio em rede nacional do presidente Jair Bolsonaro (PL) no último debate presidencial transmitido nesta semana, surpreendendo até mesmo o candidato que era apoiado pelo presidente no Estado, Eduardo Riedel (PSDB).

Como vice da chapa está o ex-presidente do PRTB em Mato Grosso do Sul, Humberto Figueiró, única candidatura de chapa pura no Estado. Segundo Figueiró, a decisão de nomeação de vice não foi realizada em um evento, mas sim, em um encontro que definiu harmonicamente a indicação.

Eduardo Riedel (PSDB) disputa pela primeira vez uma eleição. Ele é o candidato do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que deixa a administração pública estadual no final de 2022. Riedel foi secretário de Governo e Gestão Estratégica de Reinaldo.

Como vice da chapa com Riedel disputa Barbosinha (PP), que atualmente é deputado estadual. Da região de Dourados, Barbosinha é advogado, já foi titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), além de diretor-presidente da Sanesul.

André Puccinelli (MDB) tem 17,18% dos votos, Rose Modesto (PSDB) tem 12,42% dos votos, Giselle Marques (PT) tem 9,42% dos votos, Marquinhos Trad (PSD) tem 8,68% dos votos, Adonis Marcos (Rede/Psol) tem 0,23% e Magno de Souza (PCO) 0,20%.