Buscar

Secretaria de Educação de Maracaju promove Semana da Educação Especial

A Secretaria Municipal de Educação está realizando atividades em alusão a Semana da Educação Especial de 2021. A ação faz parte do Programa “Educação Maior, Futuro Melhor”, e tem por objetivo conscientizar e sensibilizar sobre este assunto tão importante. A semana procura ainda valorizar os profissionais que trabalham com alunos da educação especial dentro e fora da sala de aula.

O Prefeito Marcos Calderan, acompanhado da Secretária de Educação, Carolina Ferreira, acompanhou a abertura do evento, que teve início na noite desta quarta-feira (11), no Plenário da Câmara Municipal.

Na ocasião foram expostos trabalhos feitos pela artista plástica e atleta paralímpica, Ylka Maluf, que possui paralisia cerebral. Foram expostos ainda vários jogos confeccionados pelos professores da educação especial, e foi feita uma apresentação de dança retratando o tema. Para encerrar a primeira noite, a Psicóloga Josiane Refler debateu sobre o assunto “Os conflitos e desafios do público com deficiência em sociedade”.

“Este evento é importante pois vem para reforçar o verdadeiro significado da educação especial, numa perspectiva inclusiva, que vai além de propor a escolarização dos estudantes com deficiência. Inclusão significa juntar, inserir, fazer parte de um certo grupo, com oportunidades de convivência com a diversidade para todos os alunos”, explicou a Coordenadora da educação especial do município, Maria Madalena.

A Rede Municipal de Ensino atende cerca de 149 alunos com necessidades educacionais especiais. “Estas crianças com necessidades especiais vão para a escola regular pela oportunidade de conviver com a diferença, de serem incluídas pelos outros colegas. Em 2007 começaram a ser implantadas em Maracaju as salas de recursos multifuncionais, hoje temos 10 salas que estão funcionando os dois períodos, elas foram reativadas e implantadas nas escolas. Através delas os alunos são atendidos de acordo com a sua necessidade, além de estudar dentro da sala de aula com os profissionais de apoio. Já estamos melhorando a educação especial dentro do nosso município, acredito que é direito de todo ser humano ter a oportunidade de aprender, e é esse apoio que oferecemos dentro das escolas municipais.”, disse a Secretária de Educação, Carolina Ferreira.

O Prefeito Marcos Calderan garante que a educação é uma prioridade do município. “Eu tive a oportunidade de estar à frente da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), por três anos. Na época era tudo muito novo pra mim, e eu abracei a causa com muito amor e tive uma experiência fantástica, cresci e aprendi muito com a educação especial. É um privilégio poder contribuir com esta causa tão importante. Já estamos ampliando o ensino especial, tínhamos 3 salas de recurso em funcionamento, hoje temos 10. Estamos colocando em prática tudo que precisa ser feito para melhorar a educação em geral do nosso município”.

Durante toda esta semana está sendo trabalhado tema nas Escolas Municipais. Os alunos, juntamente com os professores, estão produzindo materiais voltados sobre a importância da educação especial, e da inclusão social.

O evento é voltado para profissionais da educação especial e todos os envolvidos neste processo, e segue até esta quinta-feira (12).

Estiveram presentes na abertura o Diretor da Fundação de Cultura, Rafael Fernandes; Presidente da Câmara Municipal, Robert Ziemann, Vereador, Oséias Enfermeiro; Vereador, Luciano França; Vereador, Rener Barbosa; Vereador, Vilmar da Era do Gelo.