Publicado em 04/05/2021 às 08:16,

Projeto Jovens Empreendedores começa a ser implantado pela prefeitura de Maracaju

Redação - Noticidade,
Cb image default
Divulgação

Uma das prioridades da Prefeitura de Maracaju é garantir educação de qualidade para crianças e adolescentes, pensando no futuro destes estudantes o município em parceria com o Sebrae começou no início deste mês as atividades do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em Maracaju, a ação faz parte do programa Cidade Empreendedora, e tem como proposta ensinar crianças e adolescentes a identificar oportunidades, ter ideias e transforma-las em algo de valor para o próximo, seja no âmbito financeiro, cultural ou social.

O programa começou com uma reunião com a Secretaria de Educação e a primeira capacitação será com os professores, para que o tema do empreendedorismo passe a ser trabalhado com os alunos em sala de aula ou de forma virtual. O projeto é voltado para alunos da rede municipal de ensino do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a didática de ensino é trabalhada de acordo com a faixa etária e do ano que o estudante está cursando.

A Secretária de educação Carolina de Lima Ferreira e Souza enfatiza a importância da parceria município/Sebrae. "Nós educadores, já havíamos enxergado a importância da educação financeira e empreendedorismo desde as séries iniciais do ensino fundamental e há algum tempo projetos relacionados ao assunto são trabalhados com nossos alunos, nos quais são desenvolvidos diversos conhecimentos de maneira interdisciplinar. Faz parte do currículo estabelecido pela BNCC (Base Nacional Comum Cirricular). Essa parceria com o Sebrae só veio a somar para o trabalho desenvolvido nas escolas, tão importante para que as nossas crianças desenvolvam-se como cidadãos responsáveis e conscientes", destacou.

A ação trabalha ainda temas associados ao empreendedorismo, como o estímulo e cultivo de hábitos saudáveis, produção de alimentos e práticas sustentáveis. O intuito também é que por meio dos alunos os pais também aprendam um pouco mais sobre o tema. "O projeto consegue mobilizar a sociedade como um todo e, através dele, podemos fazer com que o município desenvolva uma cultura empreendedora o que vai ajudar no fortalecimento dos pequenos negócios e no crescimento da cidade", disse a gestora do programa, Priscila Veloso.