O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, esteve em Maracaju na segunda-feira (20), para uma visita técnica à obra do novo prédio e ações no fórum.
Acompanhado do prefeito Marcos Calderan, dos juízes da comarca, Marco Antônio Montagnana Moraes e Raul Ignatius Nogueira, do juiz auxiliar da Presidência, Mário José Esbalqueiro Junior, e de autoridades locais, a pauta da agenda teve início com uma visita em vistoria à obra do novo prédio do Fórum de Maracaju, situado na Rua Senador Filinto Muller.
A construção contempla um sonho antigo da população maracajuense e está sendo efetivada em razão da visão de vanguarda da atual administração da justiça sul-mato-grossense, com investimentos de mais de R$ 8 milhões e área total construída de 1.545,00 m². Ao final da visita, o presidente plantou uma muda de ipê em uma área na calçada em frente ao prédio, ação que objetiva contribuir para um mundo mais sustentável, com melhor qualidade de vida. A previsão é que a obra seja concluída até o final deste ano.
Com o constante desenvolvimento da comarca e arredores, o atual prédio do fórum não é mais adequado para atender a demanda local com qualidade nem fornecer local adequado de trabalho para juízes e servidores. Atualmente tramitam na comarca 11.247 feitos nas áreas cível e criminal, além de 1.603 processos nos juizados.
Durante a visita, o Des. Sérgio Fernandes Martins ressaltou que, com o novo fórum, juízes e servidores terão um local para trabalhar com tranquilidade e melhor atender a demanda crescente dos jurisdicionados, absorvendo adequadamente as necessidades da comarca. "É uma construção bastante significativa, Maracaju é uma cidade que já merecia há bastante tempo um fórum novo. Este prédio vai nos ajudar a entregar para a população, aos advogados, para todos aqueles que utilizam os serviços do Judiciário, um fórum digno do tamanho, da representatividade e da pujança que Maracaju tem".
O novo prédio do Fórum está sendo construído em um terreno doado pelo município de Maracaju, com área total de 8.941,72 m². A edificação abrigará toda a estrutura física necessária para o funcionamento de uma comarca de segunda entrância, com três varas instaladas. A obra obedece aos critérios de acessibilidade, com rampas, sinalização tátil de pisos e calçadas, além de banheiros acessíveis e independentes para atender às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O prédio terá também um sistema de produção de energia fotovoltaica para reduzir os altos custos gerados pelo consumo de energia elétrica, insumo imprescindível para a condução das atividades jurisdicionais. Todas as decisões de projeto e tecnologias de construção serão implantadas para promover o conforto ambiental, de acordo com a sustentabilidade e a eficiência energética.
Doação – Após a visita à obra, o presidente do Tribunal de Justiça entregou, no plenário do Tribunal do Júri do fórum de Maracaju, um veículo para utilização da comarca e efetivou a doação de 13 computadores, oito ao Batalhão da Polícia Militar de Maracaju e cinco à Associação Comunitária Olímpio Vargas.