Publicado em 20/12/2019 às 11:14,
Organização, responsabilidade e compromisso com o funcionalismo público, assim a Prefeitura Municipal de Maracaju chega ao fim de mais um ano. O terror de atrasos nos salários dos funcionários realmente ficou no passado.
Em menos de 60 dias, estão sendo liberados pelos cofres municipais aproximadamente R$ 25 milhões de reais para o pagamento do funcionalismo, dentro do calendário e até com repasses para saque antes dos prazos pré-estabelecidos em lei.
O pagamento de outubro foi pago no primeiro dia do mês seguinte. Depois, o de novembro já estava disponível no dia 29, a um dia do final do mês e uma semana antes do quinto dia útil. O 13º salário foi pago em 11 de dezembro, nove dias antes da data-limite. A folha de dezembro, última do exercício, será paga no final do mês, provavelmente no dia 30 de dezembro.
Com quase dois mil servidores, a folha custa mensalmente à Prefeitura perto de R$ 6 milhões, em média. O prefeito Maurílio Azambuja (MDB) tem o pagamento em dia do funcionalismo e dos fornecedores duas das maiores prioridades, juntamente com os investimentos em políticas públicas sociais e nos serviços básicos de saúde, educação, infraestrutura viária e o fomento ao empreendedorismo.
O secretário de Fazenda Lenilso Carvalho comemora os ótimos resultados de um planejamento que foi a principal marca da gestão de Maurílio Azambuja a frente do município nos últimos anos.
Maracaju está entre os cinco municípios com melhores índices de desenvolvimento humano e de crescimento em Mato Grosso do Sul, Maracaju experimenta nesta administração um processo de evolução sem precedentes. Apesar de todas as pressões decorrentes das instabilidades da economia e de sucessivas crises, o Município consegue dar atenção especial e diferenciada às necessidades fundamentais da população. E isso tendo nas próprias economias a sua fonte de sustentação.
Segundo Lenilso Carvalho, com criatividade a receita vem sendo otimizada. “Além dos serviços constantes de manutenção, nossa política de controle financeiro e fiscal nos garante, entre outras coisas, fazer recapeamento, aumentar a frota – oito caminhões foram adquiridos recentemente -, asfaltar e estender outros benefícios a todas as regiões”. Destacou o secretário braço direito de Maurílio. Ainda de acordo com ele, não foi preciso apertar o pescoço do contribuinte para, por exemplo, ter como resposta à campanha do IPTU um retorno positivo de 82% de carnês pagos este ano.