Publicado em 30/08/2021 às 17:02,

Campanha do Agosto Lilás é encerrada, após um mês de conscientização contra violência

Redação - Noticidade,

Após um mês intenso de ações de conscientização contra a violência doméstica, a Prefeitura encerrou na manhã desta segunda-feira (30), a Campanha “Agosto Lilás’’, mês de combate à violência contra a mulher.

O evento foi feito para debater, conscientizar, e discutir políticas públicas para combater a violência doméstica. Autoridades municipais, estaduais e da segurança pública estiveram presentes.

O “Agosto Lilás” é a maior campanha de combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres de Mato Grosso do Sul. A ação é realizada no Estado desde 2016, em alusão a Lei Maria da Penha, cujo objetivo é a punição adequada em casos de violência contra a mulher.

Em Maracaju a Campanha foi coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Coordenadoria da Mulher, e pela Primeira-Dama, Meire Calderan. Durante todo o mês, a ação percorreu o município, assentamentos, Distrito de Vista Alegre e o Quilombo São Miguel, debatendo e conhecendo os anseios das moradoras.

Para celebrar a data, toda a mesa de autoridades do evento foi composta por mulheres. “Nosso Agosto Lilás foi bastante intenso, fomos ouvir as mulheres do município e da zona rural sobre seus anseios, para criarmos projetos para ajuda-las, empondera-las e capacita-las, de acordo com as suas necessidades. Todo o trabalho que foi feito, e que ainda vamos fazer, é realizado graças a equipe da Assistência Social e da Coordenadoria da mulher, que juntas trabalham pelo mesmo objetivo, o fim da violência doméstica. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas tenho certeza que vamos continuar acompanhando todas as mulheres, prestando todo auxilio necessário, para que elas saíam do ciclo de violência de forma segura”, afirmou a Primeira Dama, Meire Calderan.

Em Maracaju, a Coordenadoria da Mulher atende, juntamente com o Creas, e com a Sala Lilás (Polícia Civil), todas as mulheres vítimas de violência. “Quando assumi a coordenadoria, em uma semana atendemos 7 mulheres que foram vítimas de violência. Na hora eu pensei, será que vou conseguir ajudar a mudar esta realidade? Estudei, me inspirei, e hoje estamos desempenhando um excelente trabalho no combate à violência doméstica. A Coordenadoria da Mulher está aí para fazer ações, empoderar estas mulheres. Garanto que nosso trabalho é de total sigilo, prestaremos todo auxilio necessário, com psicólogas, assistentes sociais, tudo para garantir a segurança para estas mulheres vulneráveis. Eu sempre digo e repito: Em briga de marido e mulher, a gente mete a colher, e salva a mulher”, acrescentou a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Derivalda do Karmo (Jamaika).

A Deputada Estadual Mara Caseiro, também participou do evento, e parabenizou a equipe de Maracaju pelas ações. “Parabenizo a todas as mulheres que estiveram à frente da Campanha Agosto Lilás aqui em Maracaju. Eu vi as ações que foram feitas de conscientização, de enfrentamento a violência contra a mulher. Hoje temos políticas públicas de defesa as mulheres vítimas de violência, e precisamos conscientizar sobre a importância da denúncia. Nós mulheres queremos respeito acima de qualquer coisa, por isso esse mês é tão importante, para apresentarmos a Lei Maria da Penha para toda a sociedade”, afirmou a Parlamentar.

A Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, ressaltou as ações desenvolvidas pelo Governo em prol das mulheres. “Temos orgulho em ver que praticamente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, bem como outros Estados, e até o Governo Federal aderiram a Campanha Agosto Lilás. Ação que nasceu aqui em MS, e vem fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas. Temos políticas públicas de combate a violência contra a mulher, e também de incentivo e capacitação das mesmas. Precisamos que estas mulheres tenham independência financeira, para encerrarem o ciclo de violência dentro de casa. Estamos trabalhando com o Programa “Recomeçar”, que oferece oficinas profissionalizantes gratuitas, para que estas mulheres sejam recolocadas no mercado de trabalho. Tenho certeza que pequenas ações como esta são capazes de salvar muitas vidas”.

Na ocasião foi apresentado ainda o Programa “Mulher Segura” (Promuse), da Polícia Militar. Iniciativa que será instalada em Maracaju, e tem como objetivo fazer monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Policiais Militares devidamente capacitados realizam policiamento orientado, com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência.

Outro projeto apresentado é o “Absorvendo Amor”, uma ação para distribuição de absorventes íntimos, para mulheres em vulnerabilidade social. Projeto coordenador pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.

Durante a solenidade o grupo de ballet, da Fundação de Cultura se apresentou. E para encerrar o evento, o Prefeito Marcos Calderan, preparou uma surpresa e cantou a música "Mulher", do Erasmo Carlos.

Estiveram presentes na celebração a Primeira-Dama do Estado, Fátima Azambuja; Primeira-Dama do Legislativo, Crislaine Ziemann; Secretários Municipais; Vereadores; dentre outras autoridades municipais, estaduais e de segurança pública.