Buscar

Prefeitura de Maracaju lança Projeto “Bairro Feliz” no Egídio Ribeiro

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Assistência Social realizou na manhã desta sexta-feira (26), o lançamento do Projeto “Bairro Feliz” no Egídio Ribeiro, contemplando a oitava região do município.

Neste projeto, pessoas da própria sociedade, geralmente em situação de vulnerabilidade social, tornam-se cooperadoras com a limpeza urbana, sendo contratadas pelo município, para em meio período, desenvolver um trabalho de limpeza e conscientização no bairro, por residirem na própria localidade, dialogam com vizinhos e moradores, orientando sobre a manutenção e cuidado com áreas públicas.

De acordo com Leiza Karen Barbosa, Secretária de Assistência Social, Maracaju é pioneiro e criador deste projeto, inclusive já chamando atenção de outras cidades, durante sua fala, relatou a emoção de poder ser destaque no estado com o projeto.

“Nesta semana nos reunimos com o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Gerson Claro que nos pediu uma cópia do projeto, já temos interesse de outras cidades do estado em implantá-lo, ficamos felizes com isso, Maracaju é uma referência no segmento de Assistência Social e tudo isso é fruto do trabalho de muitas mãos, por isso, agradeço o empenho de toda equipe”, ressaltou Leiza Karen Barbosa.

Para o Prefeito Marcos Calderan, ter o Projeto Bairro Feliz sendo reconhecido é motivo de orgulho, afinal comprova que a administração municipal está no caminho certo.

“Para nós é uma alegria enorme trazer este projeto aos moradores do Bairro Egídio Ribeiro, onde este projeto está acontecendo, notamos uma diferente realidade na limpeza urbana, bairros mais limpos, áreas bem cuidadas, comunidade mais zelosa e cooperando com uma cidade melhor para todos. Parabéns a toda equipe do Bairro Feliz, sucesso total neste projeto, fruto do trabalho e comprometimento de cada um de vocês”, destacou Marcos Calderan.

Na ocasião, juntamente com o Secretário Erlei Pires Dias, Marcos Calderan também entregou um moderno Parque Infantil para o CEPE do Egídio Ribeiro, algo que também já se transformou em uma tradição, beneficiando CEPE’s e espaços de lazer em diversos bairros da cidade.

Autoridade Presentes

Prestigiaram o evento o Prefeito Marcos Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Secretária de Administração Paula Brites, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Secretária de Educação Carolina Souza, Secretária de Governo Cléo Wosniak, Secretário de Obras e Urbanismo Joaquim Herrera, Chefe de Gabinete Dayani Barbosa, Procurador Jurídico Dr. Robson Coradini, Secretário de Esportes Erlei Pires Dias, Gerente da Gemutran Jaime Talaveira, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, Vereadores Rener Barbosa, Nenê da Vista Alegre, Rener Barbosa, Oseias Enfermeiro e Vilmar de Oliveira, além de coordenadores, servidores e a comunidade em geral.

Sobre o Bairro Feliz

O “Bairro Feliz” visa desenvolver ações efetivas de sustentabilidade na área de limpeza urbana dos bairros, em conjunto com a comunidade local, integrando-a às ações sociais, beneficiando pessoas em vulnerabilidade social, que poderão obter uma renda com a colaboração na limpeza.

O programa busca ainda sensibilizar e conscientizar ambientalmente a comunidade, proporcionando assim uma melhor limpeza pública urbana e qualidade de vida, além de gerar uma renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto engloba a participação integrada dos órgãos públicos e da comunidade e foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Obras de Maracaju.

O Bairro Feliz também é responsável por atender ações que fortalecem a convivência familiar e comunitária, prestação de informações sobre direitos, capacitação para geração de renda e emprego, orientação para as mais diversas políticas públicas, prevenção e atendimento à situação de violações de direitos ou ameaça, por exemplo, violência doméstica.