Buscar

Prefeitura de Maracaju entrega reforma do prédio do Departamento de Habitação/REURB e Tecnologia da Informação

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Governo realizou a entrega oficial nesta sexta-feira (12), da reforma e ampliação do antigo prédio do PAC (Posto de Atendimento ao Contribuinte) anexo a Prefeitura, agora irá comportar três importantes segmentos do município, sendo eles: REURB (Regularização Fundiária Urbana), Setor de Habitação e a Tecnologia da Informação do município.

Para a obra, aplicou-se o montante de R$ 859.862,88 de recursos próprios do município, ou seja, recursos arrecadados com tributos locais, pagos pelo próprio contribuinte.

De acordo com a Secretária de Governo, Cléo Wosniak, Maracaju ganha um amplo e moderno espaço para atender a comunidade maracajuense no segmento habitacional, trabalho este que também é uma prioridade da atual gestão, inclusive elencou os feitos já realizados, bem como, projetos de futuro do Prefeito Marcos Calderan para o conhecimento da comunidade.

“Maracaju é uma terra muito abençoada por Deus, afinal tivemos a oportunidade de ter dois líderes, Marcos e Mauro, competentes, talentosos e dedicados, focados em não esperar o tempo de a gestão passar, mas de fato, trabalhar em prol a comunidade, por isso, muito se foi feito, mas claro, ainda há muito o que se fazer pelo setor habitacional do município”, afirmou Cléo.

A Secretaria de Governo destacou os investimentos já efetuados, enfatizando iniciativas notáveis como o Programa Lote Urbanizado, em colaboração com o Governo do Estado. Este programa, oferece aos beneficiários, além do terreno cedido pelo município, a base da construção, a primeira fiada de tijolos e a fossa séptica, com recursos do Governo do Estado. Adicionalmente, e essa é uma exclusividade nossa, Maracaju complementa com um Kit de Material de Construção, acelerando o processo de realização do sonho da casa própria para esses beneficiários. Essa abordagem inovadora tornou-se referência no estado, sendo replicada por outros municípios. Em paralelo, em cooperação com a AGEHAB, foi implementado o programa de Substituição de Moradia Precária. Essas iniciativas, somadas, representam um aporte superior a 5,5 milhões de reais, beneficiando mais de 200 famílias.

Estão ainda previstos no orçamento e em fase de licitação projetos futuros como o retorno do programa “Meu Cantinho”, destinado a famílias que já possuem terreno, e o Programa de Melhoria de Habitabilidade.

Esses projetos, quando implementados, representarão um investimento adicional de quase 6 milhões de reais, reforçando o compromisso do governo com a melhoria das condições habitacionais da população.

Aquisição de áreas 

Durante o evento, também foi informado sobre a recente aquisição de uma área de quase 40 hectares, além da aquisição de outra área, por meio de compensação, visando atender programas habitacionais, sejam próprios ou, parceria com Governo Federal e Estadual, tendo a expectativa de atender mais 1.000 famílias.

Ambas as aquisições, contemplam um investimento de mais de 15 milhões de reais.

Para o Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, Maracaju segue na vanguarda dos investimentos no setor habitacional.

“A entrega deste prédio, reforça o nosso compromisso em atender as famílias que queiram ter a casa própria ou regularizar aquela que já possuem, enfrentamos dificuldades assim que assumimos como a ausência de terrenos em nome do município, bem como, queda de arrecadação, mas com planejamento, diálogo e foco, conseguimos adquirir essas áreas, além de apoiar com esse Kit de Material de Construção os beneficiários do Lote Urbanizado, certamente, foi dado o primeiro passo, agora muito mais vai acontecer especialmente com essa grande área adquirida. Com respeito aos sonhos, pés no chão, mas acima de tudo, pensamento no ser humano, seguimos administrando a nossa cidade, sempre pensando no melhor para nossos moradores”, afirmou Marcos Calderan.

O novo espaço já iniciou os atendimentos e está localizado na Rua Appa, n.º 120 – Centro, anexo à Prefeitura de Maracaju, atendendo de segunda a sexta, das 07 às 11 e das 13 às 17 horas.

SOBRE A OBRA

Em ambos os prédios foram trocados pisos e forro, executada pinturas interna e externa, e todo o telhado foi trocado para sanar problemas de infiltração. As adequações permitem que os prédios funcionem independente um do outro, o departamento de Habitação e Reurb vai funcionar independentemente do departamento de T.l e vice-versa, diferente de antes que compartilhavam copa e banheiros, quando funcionava juntamente com o PAC.

O prédio recebeu, também, uma nova paginação na fachada, inclusive com elemento em ACM, Pedra Santomé e Letreiro. Foram instalados piso podotátil direcional e de alerta na calçada, garantindo acessibilidade a todos, garagem, deposito e abrigo para o C.P.D. (Centro de Processamento de Dados).

Sobre a Reurb e Habitação

O Departamento de Habitação agora se funde com a Reurb Regularização Fundiária Urbana, sendo um passo estratégico para melhorar o atendimento às necessidades habitacionais de nossa comunidade.

Este novo espaço permitirá a continuidade da missão, agora com recursos e instalações aprimoradas para atender a todos os beneficiários e continuar garantindo a titularidade definitiva dos imóveis aos nossos cidadãos maracajuenses.

Destaca-se as entregas de títulos já realizadas nos bairros: Diogénes Procópio Aguiar, Olímpio Vargas, Oclécio Lopes do Nascimento, Francisco Bernardes Ferreira - "Nenê Fernandes", Ema Rigo, Coqueiral e Vista Alegre, entre outros que seguirão o mesmo caminho.

O Departamento de Habitação e Reurb, desempenhará um papel crucial na implementação da Política Habitacional, trabalhando em conjunto com outras políticas públicas e instituições para promover o acesso universal à moradia digna.

Com programas em andamento, como o Lote Urbanizado e a Substituição de Moradias Precárias, realizados em parceria com o Governo do Estado, abrem-se caminhos para que mais cidadãos realizem o sonho da casa própria e cria-se política pública robusta que visa diminuir as desigualdades sociais, promovendo a regularização fundiária e reconhecendo o direito à propriedade dos ocupantes, antes em situação de informalidade.

A eficiência e dedicação da equipe Habitação e Reurb são fundamentais para o sucesso da atual administração. Sob a coordenação da Dra. Onorina e a liderança da Secretária de Governo, Cleo Wosniak, a equipe Habitação e Reurb é composta por profissionais comprometidos: Angela, Graciele, Emanuel, Nelson, Camila, Lia, Eunice, Anadir, Gabriel e Bianca.

Sobre o Departamento de TI 

Agora funcionará no anexo ao lado, o Departamento de Tecnologia da Informação que é o departamento responsável pelo gerenciamento, análise, monitoramento e controle de todas as atividades e soluções viabilizam providos por meio dos recursos de Tl englobando produção, armazenamento, transmissão, acesso segurança no uso das informações.

A equipe é Supervisionada pelo Lucas Mendonça, os coordenadores de equipe são o Alisson, Jeferson, Júlio e o André Barreto, os técnicos são o Kennan e Uriel, os analistas são Wallisson e Odiney, Estagiário: André Filipe e o Francisco Celso é o assistente administrativo.

Eles recebem 5 novas salas, sendo: Recepção, Sala da supervisão, Sala da Inovação Tecnológica, Sala de manutenção/Data Center e Sala de Infraestrutura/Segurança, mais o banheiro e copa.

Autoridades presentes

Além do Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, Primeira-Dama, Meire Calderan, Vice-Prefeito, Mauro Christianini, participaram do evento o Presidente da Câmara, Robert Ziemann, Vereadores, Rener Barbosa, Vilmar da Era do Gelo, Nenê da Vista Alegre, Joãozinho Rocha, Oseias Enfermeiro, Nego do Povo, Secretária de Governo, Cléo Wosniak, Secretária de Administração, Paula Brites, Secretário de Cultura, Rafael Jara, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, Secretário de Obras e Urbanismo, Joaquim Herrera, Secretária de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa, Secretário de Esportes, Erlei Pires Dias, Procurador Jurídico, Dr. Robson Coradini, Presidente da ASSEMA, Luiz Cândido da Cunha, Juiz de Direito, Dr. Raul Nogueira, Coordenador Regional de Políticas Públicas do Governo do Estado, Cecílio Amarila Neto, Camila Soares Rezende, tabeliã do Registro de Imóveis e de Registro Civil de Maracaju/MS, Presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Marco Antônio Guimarães Marcondes, Presidente da ACOPEMA, Beto Braud, Diretor da SANESUL – Unidade Maracaju, Agnaldo Lopes da Silva, Tabelião do Cartório do 1º Ofício, Leandro Corrêa, Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Danielle Grotti, Representando o Rotary Clube de Maracaju, Juliano Teles e Dagoberto Pereira, além de servidores públicos, imprensa local e a comunidade em geral.