Publicado em 10/05/2023 às 14:22,

Prefeitura de Maracaju anuncia etapas e detalhes sobre o Licenciamento Ambiental Municipal

Assessoria de Comunicação,
Cb image default

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, assumiu os processos de Licenciamento Ambiental de empreendimentos classificados como de “baixo” ou “médio” impacto ambiental, há mais de dez anos.

O município de Maracaju possui o Termo de Cooperação Técnica – TCT n.º 004/2020 celebrado com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) que visa a implantação do processo de licenciamento e fiscalização de atividades e empreendimentos de impacto local pelo Município.

Vale ressaltar que dos 79 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, apenas 17 possui o licenciamento ambiental municipal.

“É uma satisfação podermos ofertar esse serviço a população de Maracaju, desde o ano passado nós passamos a expedir licenças e autorizações ambientais digitais, com objetivo de agilizar os processos e melhorar os atendimentos”, disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann.

O município de Maracaju foi considerado apto a exercer o licenciamento após preencher alguns requisitos, como dispor de um órgão ambiental capacitado e uma equipe multidisciplinar de técnicos qualificados, além de contar com um Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente atuante.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente conta com a Coordenadoria de Política Ambiental (COOPAM), órgão ambiental municipal, para a análise e emissão de pareceres técnicos sobre processo de licenciamento ambiental.

Sobre o licenciamento ambiental

O Licenciamento Ambiental é necessário para aprovar o planejamento, a instalação e a operação de atividades que utilizem recursos naturais, ou que possam causar poluição ou outro tipo de dano ao meio ambiente.

Em seu processo são avaliados diversos itens, como a capacidade de causar poluição na água, no solo e no ar, a quantidade e o tipo de resíduos sólidos gerados, a necessidade do corte de árvores e os ruídos produzidos pelo empreendimento. O objetivo é sempre reduzir ao máximo o impacto que as atividades poderão causam ao meio ambiente do município.

Etapas do licenciamento ambiental 

Autorização Ambiental (AA): modalidade de licença, que autoriza a execução de atividades de exploração de recurso natural, conforme as especificações constantes dos requerimentos e estudos ambientais exigidos, incluindo as medidas de controle e demais condicionantes estabelecidas nas normas e diretrizes técnicas legais, sendo possível sua concessão em decorrência de licenciamento ambiental simplificado;

Licença Prévia (LP): Concedida na fase de planejamento do empreendimento. Indica a viabilidade ambiental do projeto, aprovando a sua localização e concepção. Relaciona as exigências a serem cumpridas para a obtenção das demais licenças.

Licença de Instalação (LI): Aprova a instalação do empreendimento na cidade. Só a partir de então podem ser iniciadas as obras do empreendimento.

Licença de Operação (LO): Autoriza o funcionamento do empreendimento, mediante o cumprimento das exigências feitas nas etapas anteriores. Deve ser renovada constantemente conforme a classificação da atividade.

Licença de Instalação e operação (LIO): Licença que, em casos regularmente previstos, autoriza, concomitantemente, a localização, concepção, implantação e operação de atividade, sendo possível sua concessão em decorrência de licenciamento ambiental simplificado.

Para saber quais atividades e empreendimentos podem realizar o licenciamento ambiental pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e quais os procedimentos e documentos são necessários para requerer o licenciamento consulte o Decreto Municipal n.º 127/2020, disponível no Portal de Licenciamento Ambiental, clique aqui para acessar o link, ou ainda entre em contato com a COOPAM pelo telefone (67) 3454-1731.