Buscar

Prefeitura de Maracaju alerta para golpes em ligações de supostos Servidores da Saúde

Cb image default
Foto: Arquivo - Noticidade

A Prefeitura Municipal de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou uma nota alertando que a Equipe de Imunização não realiza ligações telefônicas para fazer o agendamento de dose de vacina contra Covid-19, e também não solicita nenhum código encaminhado por SMS para o celular do paciente. Essa prática tem sido usada por criminosos para aplicar golpes e clonar contas de WhatsApp.

“Pedimos atenção da comunidade para atentar-se já que a equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju, quando necessário, envia WhatsApp avisando a data, horário e local que ocorrerá a vacinação ou efetua ligação para avisar sobre a vacinação e perguntar se tem interesse, mas NUNCA pede dados ou para informar algum código encaminhado via SMS”, alertou Thiago Olegário Caminha, Secretário de Saúde.

A equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju, quando necessário, envia WhatsApp avisando a data, horário e local que ocorrerá a vacinação ou efetua ligação para avisar sobre a vacinação e perguntar se tem interesse, mas NUNCA pedirá dados ou para informar algum código encaminhado via SMS.

Sobre o golpe

Em uma das versões da nova fraude em circulação, golpistas se identificam como funcionários do Ministério da Saúde ou da Secretaria de Saúde e simulam um falso agendamento para vacinação contra a Covid-19 e perguntam se as vítimas desejam agendar algum tipo de serviço de saúde, como atendimento médico ou odontológico, e após isso dizem que enviarão um código via SMS e pedem que a pessoa diga o número recebido. Entretanto, esse código de confirmação dá acesso ao WhatsApp da vítima, permitindo que o golpista consiga clonar a conta e aplicar golpes.