Buscar

Prefeito confirma apoio e Conselho de Segurança vai ampliar monitoramento em Maracaju

O Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan acompanhado do Procurador Geral Dr. Alessandre Vieira, se reuniu com as lideranças do CONSEMA (Conselho de Segurança de Maracaju), com objetivo de firmar uma nova parceria, mediante convênio para a execução de melhorias na segurança pública do município.

Apesar de não ser obrigado de forma constitucional, a atual gestão renova pelo segundo ano consecutivo o convênio que possibilitará a ampliação do videomonitoramento da cidade, passando de 20 (vinte) para 38 (trinta e oito) câmeras, além da passagem de fibra ótica em todos os pontos, inovando e melhorando os já instalados, além disso o convênio possibilita manutenção do sistema já existente, reparos rápidos em viaturas, auxiliando diretamente na agilidade dos trabalhos.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação, as câmeras são de alta tecnologia, sendo 26 do modelo fixa, 4 do modelo PTZ (giratória) e 2 (duas) do modelo OCR (com leitura de placa veicular), completando o pacote de câmeras a serem instaladas ainda este ano, será 1 (uma) com reconhecimento facial, 2 (duas) modelo PTZ, 1 (uma) modelo OCR 2 (duas) do modelo fixa.

Segundo o Delegado de Polícia Civil e Presidente do Conselho, Dr. Guilherme Sarian, o apoio do Poder Público Municipal é de grande importância, reforçando o investimento do estado que tem contemplado o município com novas viaturas, armamentos e demais segmentos da segurança, com o objetivo de auxiliar fortemente a segurança, fazendo com que o dever possa ser comprido, detalhando a questão do videomonitoramento.

“Maracaju é uma cidade extremamente avançada neste quesito, afinal conta com videomonitoramento em amplo funcionamento, cooperando muito com as forças de segurança, enquanto outras cidades, ainda buscam a instalação de câmeras, agora poderemos investir mais, inclusive ampliando a quantidade, refletindo diretamente na segurança da comunidade”, destacou o delegado.

O repasse total aprovado pela administração municipal é de R$ 147 mil reais, sendo pagos em 10 prestações de R$ 14.700,00 (Quatorze mil e setecentos reais) iniciando-se agora em março de 2022.

“Esse apoio é de grande importância para o reforço das ações de segurança pública na cidade, felizmente temos um Governo do Estado presente neste quesito, enviando novas viaturas, armamentos, equipamentos e apoio aos policiais e bombeiros, mas sempre podemos fazer mais e apoiar o que tem dado certo e o CONSEMA é um exemplo disso, tem dado certo e proporcionado resultados positivos a nossa gente, nosso videomonitoramento é referência no estado e continuaremos a trabalhar também pela segurança pública de nossa gente”, afirmou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

Marcos Calderan ainda reforçou que uma cidade mais segura é produtiva para todos os segmentos, inclusive tais investimentos refletem direto na economia, afinal mais empresas buscam se instalar na cidade por ter segurança para executar suas atividades, além do bem-estar ao cidadão que pode planejar sua vida de maneira mais tranquila, através do trabalho ativo da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.

Prestigiaram a cerimônia de assinatura e renovação do convênio, além do Prefeito Marcos Calderan, Procurador Geral Dr. Alessandre Vieira, Delegado de Polícia Civil e Presidente do Consema Dr. Guilherme Sarian, Promotor de Justiça Estéfano Rocha Rodrigues, Contador do Consema José Américo Maciel, Comandante do Corpo de Bombeiros Lucas Medrado, Presidente da OAB Dr. Anisio Ziemann e o Representante da Polícia Militar Major Renato Imai.