Buscar

Prefeito apresenta projeto e assina ordem de serviço para obra do Centro Cultural de Maracaju

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, anunciaram na noite desta segunda-feira, 17-04, o início das obras de reforma e ampliação do Centro Cultural Francisco Moacir Feitosa Araújo – “Professor Chiquinho” e também a reforma do prédio da sede da Secretaria Municipal da Educação.

A emblemática obra do Centro Cultural, se arrasta há mais de 11 anos, com erros de projeto, medição e gestão, ocasionaram prejuízos para a comunidade que agora, mais atenta e confiante na atual gestão, acompanham de perto o lançamento que investirá um total de R$ 3.083.002,96 (Três milhões, oitenta e três mil e dois reais com noventa e seis centavos), no local que após concluído, atenderá a cultura e a educação de nível superior da cidade, ou seja, também os estudantes de Agronomia, Administração e Pedagogia como anfiteatro da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Presidente da Câmara Gustavo Veterinário, a ordem de serviço para os dois empreendimentos demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Marcos Calderan e Vice-Prefeito Mauro Christianini, com a conclusão da obra e também a melhoria do setor educacional da cidade.

“Observamos que na atual gestão, há planejamento e respeito ao recurso público, menos política e mais ação, afinal já fomos muito prejudicados por questões políticas nos últimos anos. Parabenizo o Prefeito Marcos Calderan e reforço o compromisso da Câmara Municipal, afinal obras como essas, saem do papel de forma mais rápida, graças ao apoio dos vereadores que no início deste ano, aprovaram uma importante e inédita suplementação de 50%, confiantes que as coisas iriam acontecer e, ficamos felizes, afinal está acontecendo”, exaltou Gustavo Veterinário.

Já a reforma da sede da Secretaria Municipal de Educação faz parte das ações do Programa “Educação Maior, Futuro Melhor”, investindo-se um total, somente nesta obra de R$ 426.045,91 (Quatrocentos e vinte e seis mil, quarenta e cinco reais e noventa e um centavos), que agora levarão uma melhor e mais adequada estrutura para os servidores que atuam no administrativo e são os responsáveis pelo planejamento e ações que a “educação maracajuense” desenvolve para alunos de CIEIs e Escolas Municipais.

“Para nós é uma alegria enorme lançarmos essa obra, agora com planejamento e previsão de começo, meio e fim, brevemente, entregaremos um Centro Cultural moderno, amplo e apto a atender a nossa classe cultural e universitária da cidade. Além disso, também autorizamos essa reforma que garantirá, um local mais seguro para nossos profissionais da educação, obras realizadas com recursos próprios, impostos pagos pela nossa comunidade. Aproveito para reconhecer e parabenizar os esforços valorosos dos servidores da licitação, obras, cultura e educação, envolvidos diretamente nestes projetos, sem a dedicação de cada um deles, nada seria possível”, afirmou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

O Prefeito ainda relatou as dificuldades e justificou a morosidade para o início das obras que concluirão o Centro Cultural, antes financiado na Caixa Econômica Federal, contou com os chamados “erros de medição”, travando a liberação de novos recursos, para dar andamento o município teve que “assumir a obra”, devolvendo o recurso recebido tanto da Caixa, quanto do Governo do Estado, visando assim, desembaraçar os trâmites burocráticos e, finalmente, poder dar o necessário andamento da obra, desta vez, totalmente custeada com recursos próprios.

O evento que abrilhantou o plenário da Câmara de Vereadores, lotando o auditório, ainda contou com a presença ilustre dos familiares do Sr. Francisco Moacir Feitosa Araújo que empresta seu nome ao Centro Cultural, entre eles Francisco Moacir Feitosa Araújo Júnior, Dr. Marcos Pereira Araújo e Domingos Sávio Araújo, foram desses familiares que o líder do Executivo Municipal ouviu palavras de “gratidão” e “reconhecimento” pelo esforço em terminar a obra.

Participaram do evento além do Prefeito Marcos Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini e o Presidente do Legislativo Municipal Gustavo Veterinário, a Primeira-Dama Meire Calderan, Secretário Municipal de Planejamento e Fazenda André Luiz da Silva Hadlich, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Secretário de Esportes Erlei Pires Dias, Secretária de Governo Cléo Wosniak, Chefe de Gabinete Dayani Barbosa, Secretário de Obras e Urbanismo Joaquim Herrera, Secretário de Cultural Rafael Fernandes Jara, Procurador Jurídico Dr. Robson Coradini, Rosana Borges Vasconcelos, neste ato, representando a Secretaria Municipal de Educação, Vereadores Oséias Enfermeiro, Rener Barbosa, Vilmar da Era do Gelo, Célio Franco, Rudimar Lautert, Gracinha Pernambuca, Nelson Lords, Rosane Jung, Beto Schwinn e Daniel Esquivel, Presidente do SISPMMA Mara Rúbia Rodrigues, Presidente da ASSEMA Fernandes Figueiredo Cristaldo, Comandante da Polícia Militar de Maracaju Tenente Coronel Cleder Pereira da Silva, Representando o Corpo de Bombeiros de Maracaju 2º Tenente Aniel Araújo Júnior, Representante da Poligonal Engenharia, Engenheira Jéssica Bertapeli (Empresa Vencedora da Licitação do Centro Cultural) e o Representante da Blessed Engenharia Danilo Moraes (Proprietário) e Lucas Lemos (Engenheiro) (Empresa Vencedora da Licitação da Reforma da Secretaria de Educação), além de alunos da UEMS, diretores e professores de escolas e CIEIs e a comunidade em geral.