Buscar

Mulher perde R$ 500 após negociar com conta “hackeada” no Instagram

Cb image default
Foto: Ilustrativa - G1

Uma mulher de 41 anos procurou a Delegacia de Polícia Civil após perder R$ 500 negociando com um golpista no Instagram, o caso ocorreu em Maracaju.

De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, a vítima viu um post no Instagram sobre a venda de uma mesa de vidro, após se interessar pelo produto, ela entrou em contato e efetuou a negociação, pagando através do Pix.

A mesma conta realizou novos posts sobre vendas, com preços desproporcionais aos produtos, o que fez a vítima desconfiar. Ela entrou em contato com a dona da conta, e a mulher relatou que sua conta no Instagram havia sido hackeada e que não foi ela que realizou as vendas.

O advogado especialista em crimes virtuais, Luiz Augusto D’Urso, afirma que algumas iniciativas podem ajudar a evitar problemas:

Ativar autenticação de dois fatores;

Nunca usar as mesmas senhas para os mais variados aplicativos;

Ter cautela com links e mensagens que afirmam que a conta será excluída.

Além disso, na hora da compra é recomendado:

Desconfiar de publicações na internet que ofereçam itens por um valor abaixo do preço de mercado;

Não adquira produtos pela internet sem antes se certificar de quem está vendendo. Mesmo que seja um perfil conhecido, só efetue o pagamento após conversar diretamente com a pessoa;

No momento do pagamento, seja por Pix ou transferência, confira se o nome do destinatário é o mesmo de quem está adquirindo o produto.