Buscar

Maracajuense volta a andar após cirurgia de reconstrução da coluna na Santa Casa

Cb image default
Foto: Divulgação Santa Casa

Médicos da Santa Casa de Campo Grande comemoraram o resultado de uma cirurgia importante em um morador de Maracaju, Luciano de Carvalho da Silva, de 25 anos, ele deu entrada na Santa Casa em dezembro de 2021.

Tudo começou com uma alteração da sensibilidade das pernas e que em questão de algumas semanas perdeu a força dos membros, ficando incapacitado de andar. No hospital, foi necessária uma cirurgia para tentar recuperar movimentos básicos, recebeu alta com boas expectativas e no retorno ambulatorial impressionou a todos andando.

O jovem avaliado pela equipe de Neurocirurgia, descobriu que a causa da fraqueza nas pernas se tratava de uma compressão na medula ao nível da vértebra cervical, conforme explicou o médico neurocirurgião, Dr. Wolnei Zeviani. “A fratura da sétima vertebra cervical era espontânea, isso causava uma importante deformidade da coluna e compressão da medula espinhal”. O especialista também explicou que este tipo de fratura espontânea é denominado fratura patológica, “pois geralmente tem outra doença associada a vértebra, que a fragiliza a ponto de não suportar o peso do corpo”, disse.

Em relação ao procedimento, foi necessária uma cirurgia de reconstrução da coluna cervical utilizando próteses de titânio, realizada sem intercorrências. “A artrodese da coluna cervical com corpectomia, retira o corpo vertebral fraturado e substitui por uma prótese de titânio, assim como fixar a coluna com parafusos. O procedimento é feito com auxílio de microscópio de alta resolução, raio-x em tempo real e monitorização intraoperatória da função medular”, destacou Dr. Wolnei.

Dias após a cirurgia, o paciente recebeu alta da unidade ainda sem andar, mas no retorno ambulatorial na última sexta-feira, dia 4, dois meses após a cirurgia e com auxílio do tratamento fisioterápico, está andando com apoio, que é um motivo de grande satisfação para equipe. “Este caso exemplifica bem como é importante a reabilitação quando se trata de doenças da coluna. Após a cirurgia, nós retiramos o efeito compressivo sobre os neurônios ao nível da medula, porém o paciente já tinha atrofia muscular importante, mas com a fisioterapia está melhorando a função motora dia após dia. Um caso que nos impressionou muito”, enfatizou o médico.

Muito contente com a evolução do filho, a mãe, Josely Aparecida de Carvalho, acredita que o caso é um milagre para família, dada a situação que Luciano chegou e ao qual se encontra atualmente. “Estou muito feliz com o resultado do meu filho, quero vê-lo andando bem logo. Ele é um milagre para mim e agradeço muito a equipe de cuidou dele todo esse tempo”, agradeceu a mãe.

O jovem seguirá em acompanhamento, o fragmento da vértebra fraturada foi enviado para análise e até o momento, não demonstrou alteração. Dessa maneira, o cirurgião aponta que ainda não há resposta para a causa da fratura espontânea dessa vértebra cervical, mas que os acompanhamentos na Santa Casa de Campo Grande serão constantes até que o caso seja encerrado. 

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Campo Grande)

Cb image default