Buscar

Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a 27ª edição da Festa da Linguiça de Maracaju

A 27ª Festa da Linguiça de Maracaju, apoiada pela Prefeitura de Maracaju, Governo do Estado e a iniciativa privada, contando com a organização do Rotary Club de Maracaju, pode ser considerada a festa dos “recordes”.

Recebendo cerca de dez mil pessoas diariamente, totalizando mais de 40 mil pessoas durante os quatro dias de evento, foi responsável por comercializar oito toneladas da tradicional iguaria maracajuense que dá nome ao evento e também divulga a cidade nacionalmente e até mesmo fora do país.

“Queremos em nome do Rotary Club agradecer a cada maracajuense e visitante que prestigiou a Festa da Linguiça de Maracaju, evento filantrópico que reverterá a renda para ações assistenciais de nossa entidade no Lar do Idoso e também no Hospital Soriano Corrêa da Silva, agradecemos também o apoio e parceria imprescindível do Governo do Estado e da Prefeitura, certamente, sem essa importante base, nada poderia ser feito. Gratidão a todos”, enalteceu Alecsander Alano, Presidente do Rotary Club de Maracaju.

Presente e atuante nos quatro dias de evento, Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju, recordou seus tempos como rotariano e enalteceu o trabalho de todos os integrantes do tradicional clube de serviços, aliado aos esforços e apoio das senhoras da Casa da Amizade.

“Como rotariano que fui, sabemos de cada detalhe deste evento, desde as suas tradicionais dificuldades, riscos e conquistas. Ficamos felizes e agradecidos, agora como prefeito da cidade, poder apoiar culturalmente, aportando recursos, dando tranquilidade para que o Rotary Club possa fazer seu trabalho, sempre bem feito e neste ano, contando com resultados ainda mais expressivos, ganha a cidade com a economia aquecida, rede hoteleira lotada, lojas de vestuário com positivas vendas, ganha as entidades que serão apoiadas pela renda do evento, ganha o município pela positiva visibilidade, enfim, todos ganham! Parabéns Rotary, Parabéns Casa da Amizade, Parabéns Maracaju”, destacou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

Sobre a 27º Edição

O evento trouxe o show gratuito de Munhoz e Mariano, oferecimento do Governo do Estado, além dos shows de Yasmin Santos e Gian e Giovani na bilheteria.

As “pratas da casa” foram os responsáveis por animar os três dias de almoço, vinculados e oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Em nome da Secretaria de Cultura, parabenizo o Rotary Club, é uma alegria grande ser parceiro deste evento. Estamos felizes com a receptividade da comunidade e dos visitantes, Maracaju merece, parabéns a todos os envolvidos”, afirmou Rafael Fernandes Jara, Secretário de Cultura.

Durante o evento foram recebidas caravanas de idosos de Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Dourados, Campo Grande, Maracaju e outros municípios, sendo que alguns deles, participaram e competiram no Festival Linguicito de Vôlei Adaptado, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes.

Foram comercializados 5.650 almoços durante todos os dias de festa, sendo alguns deles em metodologias diferentes, especialmente para a “Melhor Idade” oriunda de outras cidades, cortesias, entre outros.

Autoridades Presentes

Além do Prefeito Marcos Calderan, Primeira-Dama Meire Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini, Maracaju recebeu diversas autoridades estaduais como o Governador Eduardo Riedel, Vice-Governador Barbosinha, Secretário de Governo Pedro Caravina, Secretário Adjunto de Educação Édio Antônio Resende de Castro, Secretário Adjunto de Governo Frederico Felini, Presidente da Assembleia Legislativa Gerson Claro, Deputados Estaduais Márcio Fernandes, Pedro Pedrossian Neto, João César Mattogrosso, Mara Caseiro, além de autoridades locais como Secretários Municipais, vereadores, presidentes de entidades e sindicatos, entre outros.

O evento

O evento é um dos maiores da gastronomia do estado, responsável por atrair milhares de visitantes para o município, além de aquecer a economia local, oportuniza trabalhos temporários e dá visibilidade ao município.

Com características únicas, a linguiça de Maracaju deu origem a tradicional Festa da Linguiça, que há 26 anos movimenta a economia não só do município, mas de todo Estado. Outro marco, foi no ano de 1997, quando entrou para edição anual do livro do Guinness Book, como a maior linguiça do mundo feita de uma tripa única do boi, com 31 metros.

No ano de 2016, uma nova conquista: o selo de Indicação Geográfica (IG) emitido pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), garantiu a iguaria, proteção contra falsificações de origem e produção.

Festa da Linguiça

Criada em 1994, a Festa da Linguiça nasceu de um projeto do Rotary Club de Maracaju que buscava divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade. Os anos passaram e parcerias sendo firmadas, com isso o evento alcançou proporções internacionais, atraindo turistas de várias partes do Brasil e do exterior.

A parte gastronômica foi unida a outros atrativos como shows nacionais, exposição de veículos, máquinas e implementos, parque de diversões, artesanato, o que transformou a festa em um dos principais eventos turísticos de Mato Grosso do Sul.

A linguiça é preparada somente com carnes de primeira e temperada com ingredientes tradicionais misturados a itens curiosos, como o suco de “laranja-azeda”, por exemplo, o que torna único o sabor dessa iguaria.

O preparo é 100% sul-mato-grossense, criado por famílias que vieram do triângulo mineiro no intuito de conservar os cortes nobres, deixando os demais para o preparo do charque.