Na segunda-feira (16), um homem de 52 anos foi preso em Maracaju após transportar mais de 900 quilos de agrotóxicos proibidos em uma caminhonete.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar estava realizando bloqueio em parte da rodovia MS-157, entre os municípios de Itaporã e Maracaju, quando um homem que trafegava pela via tentou fugir através de uma lavoura após notar a presença policial.
Durante o acompanhamento, foi constatado que o veículo estava carregado com mais de 900 quilos de agrotóxicos de origem estrangeira. Questionado pela polícia, o homem negou ser dono do produto e disse que estava transportando de Ponta Porã até Nioaque.
Em consulta com dados fornecidos pela associação PAN (Pestice Action Network), a herbicida seletiva encontrada na caminhonete foi proibida em 37 países, incluindo o Brasil.
O homem e o veículo foram encaminhados até a delegacia da Polícia Federal de Dourados para averiguações. O crime foi registrado como contrabando e produção/transporte de agrotóxicos ilegais, que segundo a lei nº 7.802/1989, condiciona a reclusão de dois a quatro anos.