Buscar

Gustavo Veterinário cobra Departamento de Zoonose sobre aquisição de coleiras contra leishmaniose

Cb image default
Divulgação

Na 9ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Maracaju que aconteceu nesta segunda-feira (03), o presidente da Câmara vereador Gustavo Veterinário solicitou que fosse enviado um requerimento ao Departamento de Zoonose com cópia ao Secretário de Saúde Dr Thiago Caminha, questionado sobre o estudo do programa e controle da profilaxia de leishmaniose no município.

O parlamentar justificou que no último ano destinou através de sua emenda impositiva 30 mil reais para aquisição de coleiras com deltametrina para a prevenção da doença, mas até agora ainda não teve nenhuma justificativa sobre as compras.

A leishmaniose é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.

A doença afeta algumas das pessoas mais pobres do mundo e está associada à desnutrição, deslocamento de população, condições precárias de habitação e saneamento precário, um sistema imunológico fraco e falta de recursos financeiros. A doença, em geral, também está ligada a mudanças ambientais como o desmatamento, construção de barragens, sistemas de irrigação e urbanização.