O Sindicato Rural de Maracaju encerrou no domingo (11), aniversário de 99 anos da cidade, a 52ª edição da Expomara, a Feira Agropecuária do Município, realizada no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza, considerada uma das maiores feiras do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Foram seis dias de evento, com público de mais de 40 mil visitantes, exposições de mais de 60 empresas do varejo, de maquinários e implementos, e da gastronomia em geral.
A Expomara recebeu este ano o apoio e o patrocínio de instituições como o Senar/MS, a Famasul, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Câmara Municipal de Vereadores, a Prefeitura Municipal de Maracaju e outras empresas. A programação foi vasta, com a realizações de três palestras técnicas, incluindo a apresentação do jornalista e comentarista político Caio Coppolla, com público de mais de 600 pessoas, trazendo um panorama do cenário geopolítico do Brasil e de outros países.
Também como parte da programação, na manhã dos primeiros dias de feira, mais de 6 mil crianças e adolescentes passaram pelo Parque de Exposições. Alunos de escolas da rede pública e particular tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação do ilusionista Issao Imamura, o maior ilusionista do país. Uma ação que levou a parceria da Prefeitura de Maracaju dando a chance desses alunos se integrarem à Expomara e viver um dia especial aproveitando ainda os brinquedos do parque de diversões.
Em todos os dias de Expomara, os portões foram abertos como forma de garantir o acesso de toda a comunidade, de famílias inteiras que pudessem prestigiar a exposição, as palestras, as atrações e os shows musicais. Este ano, o Sindicato Rural trouxe para a feira o cantor Paraná, da antiga dupla Chico Rey e Paraná, João Carreiro, o cantor gospel Eli Soares e Michel Teló, que subiu ao palco na noite de sábado (10), véspera do aniversário da cidade. Teló agitou o público com músicas atuais, das mais tocadas na época do grupo Tradição com a sanfona e uma participação especial de seus pais, cantando músicas que representam o Mato Grosso do Sul.
Leilões
Ainda como parte da programação deste ano, o tradicional leilão Serra de Maracaju também atraiu muita gente para participar, como o atual Governador de Mato Grosso do Sul e esposa, Eduardo Riedel e Monica Riedel e o ex-Governador Reinaldo Azambuja. Durante o leilão Serra de Maracaju, um garrote doado pelo grupo Água Tirada foi leiloado por R$ 120 mil para Amapc, uma grande conquista para a instituição.
Já o Leilão Balaio de Gato, também tradição no encerramento da Feira, arrecadou R$ 92 mil. “Nosso sentimento é de gratidão por todas as pessoas que participaram da Expomara, que vieram, prestigiaram esse evento que é tão importante para Maracaju. Nós do Sindicato estamos muito felizes em fechar mais uma edição com sucesso de público e de arrecadação, tanto nos leilões quanto dos camarotes solidários. A feira é da cidade, mas tudo o que arrecadamos a gente destina para ajudar as instituições e esse é um dos papéis do Sindicato, ser o elo entre o campo e a cidade, ser a integração da comunidade e da Feira”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fabio Caminha.
Os valores arrecados com os camarotes dos shows ainda está sendo avaliado pela comissão organizadora da Expomara e tão logo seja finalizado, o sindicato fará a divulgação.
Convênio
Como parte da Expomara e do aniversário de 99 anos de Maracaju, no sábado (10), teve a assinatura do convênio entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, a Prefeitura de Maracaju e o Sindicato Rural, para a aplicação da metodologia de aprendizagem profunda da Fundação na rede pública de ensino da cidade. Maracaju se torna a primeira cidade do país a implementar essa metodologia nas escolas municipais. O projeto foi encabeçado e idealizado pelo Sindicato Rural a fim de contribuir com a transformação de uma educação de mais qualidade no município.
Doação
O Sindicato Rural ainda realizou a doação de 10 mil em agasalhos para a primeira-dama do Estado, Monica Riedel, quem organiza a campanha do agasalho em nível estadual, e quem entregou a doação para a primeira-dama de Maracaju, Meire Calderan para a distribuição.