Buscar

Enquanto escola passa por reforma, Prefeitura instala “salas provisórias” em containers para atender alunos

Cb image default
Divulgação

Como é público e notório, desde que assumiu a gestão do município, o Prefeito Marcos Calderan e a Secretária de Educação Carolina Souza encontraram uma estrutura física totalmente degradadas em todas as escolas do município, por isso, foi lançado o Pacote de Investimentos Educação Maior, Futuro Melhor que está investindo 32 milhões de reais na construção, reforma, ampliação de prédios, além da aquisição de materiais, lousas digitais, computadores e diversos treinamentos de capacitação para os professores da Rede Municipal de Ensino.

Atualmente todas as escolas estão passando por algum tipo de interferência e a Escola Municipal Professora Irma de Lima Matos, conhecida como “Escola do BNH”, estando atualmente se encontra impossibilitada de ser utilizada, devido as más condições, afetando inclusive a segurança de alunos e professores.

“Sabemos do desafio enorme que encontramos no início de 2021, mas não nos ausentamos da responsabilidade, iniciamos de imediato os estudos e passamos pelos trâmites burocráticos de licitação, atualmente temos alegria e orgulho de dizer que todas as escolas estão sendo reformadas, ampliadas ou reconstruídas ao mesmo tempo, tudo de forma simultânea, afinal não podia mais se esperar os visíveis prejuízos acumulados ao longo dos últimos 8 anos, Maracaju e seus alunos merecem uma estrutura de ensino adequada e isso passa pelo Educação Maior, Futuro Melhor”, explicou Carolina Souza.

Com base na atual situação e impossibilidade de uso da Escola Professora Irma de Lima Matos e visando trazer os alunos ao ensino presencial, após os visíveis prejuízos do ensino durante a pandemia, a gestão municipal antecipou-se e locou salas de aula containers que estão sendo montadas no campo de futebol do BNH, próximo a escola atual, estando brevemente aptas a receberem o retorno das atividades presenciais dos alunos.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan a situação é provisória e somente foi feita pela impossibilidade de uso da escola atual, lamentando a situação, mas destacando que não se esquiva do problema enfrentado quanto a situação da estrutura física das escolas integradas a Rede Municipal de Ensino.

“Trata-se de uma situação lamentável, mas que desde o primeiro dia de nossa gestão estamos trabalhando, respeitando prazos burocráticos e de licitação, trabalhando com a transparência costumeira de nossa administração. Quero agradecer a compreensão dos pais e alunos, dizendo que muito em breve, teremos uma escola nova, estruturada e que virará a página desta triste história atual, neste momento nosso foco é garantir a continuidade dos estudos e a segurança de todos”, explicou Marcos Calderan.

Os containers são salas de aula com toda a estrutura, incluindo lousas, carteiras e aparelhos de ar condicionado, estando aptos a receber os alunos, sendo locados 30 (trinta) unidades ao custo mensal de R$ 52.500,00 (Cinquenta e dois mil e quinhentos reais).

A previsão de retorno das atividades presenciais da Escola Municipal Irma de Lima Matos é em 11 de Abril, porém devido as chuvas poderá haver atrasos.