Publicado em 06/05/2022 às 09:57,

Em visita ao governo, autoridades de Maracaju pedem instalação da Delegacia da Mulher

Assessoria de Comunicação,
Cb image default
Divulgação

Ontem, quinta-feira (05), a Prefeitura de Maracaju através da Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo e a Primeira-Dama Meire Calderan, intermediadas pelo Vereador Joãozinho Rocha e Deputada Estadual Mara Caseiro, reuniram-se com o Governador Reinaldo Azambuja para levantar pautas e demandas em prol as mulheres do município.

Entre as demandas solicitadas foi a instalação da Delegacia da Mulher, sendo esta em caráter de urgência, já que mesmo diante dos esforços da equipe do município, devidamente apoiada pela Polícia Militar, infelizmente nota-se um aumento expressivo dos casos de violência contra a mulher.

“Apresentamos ao Governador Reinaldo Azambuja duas demandas importantes, tratando-se da destinação de duas policiais para o PROMUSE e de forma urgente, instalação da Delegacia da Mulher na cidade, afinal contamos com um significativo aumento de denúncias e casos de agressão as mulheres em nossa cidade, mesmo com todos os esforços que estamos fazendo, através de ações, palestras, fiscalização e busca pela conscientização”, afirmou Jamaika do Carmo, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres.

Jamaika no entanto, destacou que parte deste aumento de denúncias, deve-se ao encorajamento de mulheres, através de ações de capacitação e empoderamento das mulheres, classificando que as mulheres estão mais “motivadas” a denunciarem e “saírem do círculo de violência”.

Segundo a Primeira-Dama Meire Calderan o Governo do Estado é um grande parceiro da causa das mulheres como um todo, prova disso é a criação do Programa Bem-Nascer MS e a destinação do PROMUSE para Maracaju.

“O PROMUSE é uma grande conquista, realizando ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, bem como, criando ações educativas voltadas a prevenção da violência doméstica e familiar, além disso, realiza o que chamamos de atenção secundária, através de ações com foco em famílias em contexto de violência doméstica, fiscalização de medidas protetivas e visitas solidárias, além de uma constante articulação conosco para o real enfrentamento à violência contra a mulher”, explicou Meire Calderan, Primeira-Dama de Maracaju.

O município ainda prepara uma forte campanha do Agosto Lilás, tratando-se possivelmente da primeira campanha após o período mais grave da pandemia, fazendo-se necessário um reforço das ações como um todo.

Na ocasião a comitiva maracajuense também entregou um convite ao Governador Reinaldo Azambuja para que o mesmo participe presencialmente do encerramento da campanha, previsto para 31 de Agosto deste ano.

Participaram da reunião o Governador Reinaldo Azambuja, Secretário Adjunto de Educação Édio Antônio Resende de Castro, Deputada Estadual Mara Caseiro, Primeira-Dama Meire Calderan, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Coordenadora de Política Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo e o Vereador Joãozinho Rocha que intermediou a agenda.

Sobre o PROMUSE

Em amplo funcionamento em Maracaju, o PROMUSE (Programa Mulher Segura) é um programa da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído por meio da Portaria PMMS nº 032/2018, que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Policiais Militares devidamente capacitados realizam policiamento orientado com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência.

Cb image default
Divulgação