Publicado em 02/05/2023 às 10:01,

Em parceria com Detran, Gemutran inicia campanha Maio Amarelo em Maracaju

Assessoria de Comunicação,

A Prefeitura de Maracaju, por meio da Gemutran, em parceria com o Detran de Mato Grosso do Sul, iniciou a campanha “Maio Amarelo – no trânsito, escolha a vida”. 

Foram levados óculos simuladores de embriaguez para apresentação dos visitantes da 27º Festa da Linguiça, o objetivo da ação, foi de conscientizar sobre o impacto que o álcool causa no comportamento das pessoas, ação educativa contou com equipamentos que oferecem a experiência de ficar embriagado.

“Essa experiência consiste em conscientizar as pessoas sobre o impacto que o álcool, causa no comportamento dos indivíduos. Como ele altera a capacidade psicoativa, a capacidade motora, e isso interfere muito na segurança do trânsito. Agradeço a parceria do Detran e na oportunidade, aproveito para reforçar aos maracajuenses, se for dirigir não beba, fazendo isso, estará preservando a sua e muitas outras vidas”, afirmou Jaime Talaveira, Gerente da Gemutran.

Sobre o funcionamento do Óculos Simulador

Enquanto o verde representa uma pessoa que consumiu de duas a três latinhas de cerveja, o preto retrata o cidadão com a capacidade totalmente prejudicada pelo álcool. Na ocasião os voluntários utilizaram um circuito de realidade virtual contando com vários objetos, justamente para que a pessoa sob efeito de álcool perceba as dificuldades dos obstáculos no meio do caminho, conscientizando assim sobre os grandes riscos para si e para terceiros sobre a mortal mistura de bebida com direção.