Buscar

Em Maracaju, registro de golpes com apelos emocionais aumentam e prefeitura faz alerta

Cb image default
Foto: ilustrativa

A Prefeitura de Maracaju emitiu um alerta a população maracajuense sobre o crescente número de casos de golpes, maquiados de “pedidos de ajuda”, que buscam por meio do recurso da “emoção” e “bondade da vítima” extorquir dinheiro.

Pedidos presenciais em estabelecimentos comerciais, além de virtuais, sendo os mais comuns, utilizam muitas vezes de pedidos de ajuda por Pix, justamente para dificultar que o crime de estelionato seja descoberto.

Isso ocorre de forma ainda mais comum neste período de fim de ano, muitas vezes compartilhados em redes sociais como Facebook e Instagram, onde perfis fazem “apelos” para ajuda com alimentos, remédios, pagamento de contas, entre outros.

O município reforça que o cidadão não deve ajudar, evitando assim fomentar a prática, informa-se ainda que o atendimento social as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social pode ser conseguido na Secretaria de Assistência Social por meio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Por fim, ressalta-se que é comum que essas publicações sejam bastante apelativas, inclusive utilizando de imagens de crianças, pessoas doentes, idosos para chamar atenção e abusar da boa-fé de pessoas solidárias, por isso, fique atento (a) para não cair em uma situação perigosa como essa.

Secretaria de Assistência Social: Rua Quintino Bocaiuva n.º 920, no bairro Paraguai, telefone 3454 -1363. CRAS Rua Circular n.º 511, na Vila Margarida, telefone 67 98467-0470