Buscar

Cursos de segurança serão aplicados nas unidades escolares de Maracaju

Uma importante reunião foi realizada no Gabinete do Prefeito Marcos Calderan, para elaborar estratégias de reforço da segurança nas Escolas e CIEIs do município.

A iniciativa conta com a participação da comunidade por meio de empresários, além do Comando da 2º CIPM, por meio do Tenente Coronel Cleder Pereira da Silva, além de representantes do Poder Público, compostos pela Secretária de Governo Cléo Wosniak, Assessora da Secretaria Municipal de Educação Rosana Borges de Vasconcelos, Secretária de Administração Paula Brites e o Vereador Rener Barbosa, representando a Câmara de Vereadores.

Durante a reunião, ficou acordado que serão ministrados cursos, de forma voluntária e gratuita por parte do Comandante Cleder e também Subtenente da Polícia Militar Thiago Alencar Gonzaga (Operador Aerotático) e o Sargento Vinícius, ambos se tratam de profissionais com domínio na utilização de equipamentos, técnicas, próprios da segurança pública e Defesa Civil.

“Os cursos serão direcionados para professores e demais profissionais de educação, englobando rota de fuga, estratégias de segurança e, inclusive primeiros-socorros, facilitando o acesso e trabalho de ambulâncias, médicos e socorristas. Nosso objetivo é nunca utilizar essas técnicas, mas se for necessário, estarmos preparados para proteger vidas e proporcionar um ambiente mais seguro para todos dentro de escolas e CIEIs”, explicou Rosana Borges de Vasconcelos, Assessora da Secretaria de Educação, representando a Secretária Municipal de Educação Carolina Souza.

O trabalho visa proporcionar um ambiente educacional mais seguro e eficaz em caso de ações inesperadas, e também, tranquilizar pais, responsáveis, alunos e educadores, focando assim no verdadeiro princípio do estabelecimento que é educar e preparar crianças e jovens para o futuro.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan a união do Poder Público, comunidade/empresários e as forças de segurança, demonstram um bom momento para o reforço na segurança dos filhos e netos maracajuenses.

“Estamos trabalhando com planejamento para que situações de risco nunca aconteçam, mas se acontecer, estaremos preparados para agir de uma maneira que proporcione maior segurança e salve vidas. Quero agradecer e parabenizar o esforço da Polícia Militar nos últimos dias, não tivemos apenas viaturas na frente de escolas, tivemos militares dentro de escolas, tirando fotos com alunos, dialogando, ouvindo, enfim, proximidade necessária para criar respeito, hierarquia e acima de tudo, levar segurança de ‘dentro para fora’, algo que todos nós queremos. Com fé em Deus e muito trabalho, estamos cuidando de nossas crianças e jovens”, explicou Marcos Calderan.

Também participaram da reunião os empresários e moradores de Maracaju, Samara Berto e Virgílio Júnior.

Ações já anunciadas

Além disso, já foram anunciadas outras medidas de reforço a segurança em escolas, como força de apoio e fiscalização, com a disponibilização de viaturas e equipes motorizadas de policiais em frente às Escolas e Creches, também adentrando às unidades de ensino, aproximando a segurança pública de nossos alunos.

Também estão sendo organizadas ações reforçadas do PROERD, atuando no respeito à hierarquia, às instituições e ao próximo por parte de nossas crianças e jovens.

Por fim, também estão atuando vigias em cada Escola e CIEI, ainda serão implantadas concertinas nos muros.

O “Canal de Denúncia – Escola Segura” do Governo Federal, continua aberto para denúncias anônimas, quaisquer ações que levantem suspeita, mereçam investigação ou até mesmo Fake News ligadas ao tema devem ser denunciadas no link https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.