A Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Saúde começou nesta sexta-feira (27), a imunizar com a dose de reforço contra a Covid-19. A vacinação segue uma autorização do Ministério da Saúde, em que libera uma dose extra da vacina contra a Covid-19 para os idosos.
Essa iniciativa é garantir um reforço na imunização, visto que os idosos são pessoas mais suscetíveis a compilações graves por conta das comorbidades associadas. “Essa ação do Ministério da Saúde foi bastante assertiva, os idosos são pessoas mais vulneráveis a doenças, e essa dose de reforço vem para incrementar a resposta do sistema imunológico dos mesmos, para que estejam preparados para enfrentar uma possível contaminação pelo Corona Vírus. Nosso município está preparado para atender esse público com uma dose extra, e hoje mesmo iniciamos a vacinação. Já é comprovada a eficácia da vacina no combate a Covid-19, por isso estamos fazendo essa imunização com bastante tranquilidade”, afirmou o Prefeito, Marcos Calderan.
O Ministério da Saúde autorizou ainda a intercambialidade das vacinas para idosos, ou seja, mesmo que tenham tomado as 2 primeiras doses da CoronaVac, nessa dose de reforço serão imunizados com a Pfizer.
“Desde janeiro, quando começamos a vacinação, estão sendo feitos muitas pesquisas científicas sobre as vacinas, e com isso os órgãos de controle sanitário autorizaram com segurança a intercambialidade dos imunizantes. Hoje estes idosos que tomarão a dose de reforço, serão vacinados com a Pfizer, tudo para garantir que este público tenha uma melhor resposta imune contra a Covid-19. Já está comprovado cientificamente que as vacinas são eficazes, se hoje vemos a vida aos poucos voltando ao normal, é graças a imunização em massa”, ressaltou o Secretário de Saúde, Thiago Caminha.
Nesta manhã a Secretaria de Saúde aplicou a dose de reforço aos 54 moradores do Lar do Idoso de Maracaju. A vacinação segue durante a tarde para os idosos em geral, poderão se imunizar pessoas acima de 80 anos, que tenham tomado as duas doses da CoronaVac, há pelo menos 6 meses.
A aplicação da dose de reforço será na tarde desta sexta-feira (27), a partir das 14:00. A vacinação será em formato drive-thru (a imunização será feita sem que os idosos precisem sair do carro), na Academia da Saúde, que fica entre o Loucão e Louquinho. A fila de carros será feita na Rua Eulália Romeiro Shirata, sentido Centro / Vila.
Mesmo com o drive-thru, a Secretaria de Saúde informa que haverá aplicação de doses para o público no local.