Publicado em 17/12/2021 às 20:27,

Com investimentos de 7,8 milhões, Escola Irma de Lima Matos terá novo prédio e endereço a partir de 2023

Assessoria de Comunicação ,
Cb image default
Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (17), a Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Educação lançou a obra da construção da nova Escola Municipal Professora Irma de Lima Matos na Avenida Anísio Azambuja, no Bairro Jardim Ipanema.

O evento contou com a presença de filhos e familiares da Professora Irma de Lima Matos, mantendo o nome da homenageada na nova escola que receberá um aporte de R$ 7.808.799,06 (Sete milhões, oitocentos e oito mil, setecentos e noventa e nove reais e seis centavos), oriundos de recursos próprios do Programa Maior Educação Maior, Futuro Melhor.

O novo espaço que será construído em um amplo terreno de 8.760,91 metros quadrados no Bairro Jardim Ipanema, representando uma verdadeira transformação e valorização de toda a região, bem como a nova escola terá 14 salas de aula, sala de informática, biblioteca, sala da direção escolar, banheiros para os profissionais, sala multifuncional, sala de coordenação pedagógica, secretaria, sanitários masculinos e femininos, sala de professores, cozinha, despensa, área de serviço, área de descanso, cantina, espaço múltiplo com uso de palco, quadra coberta poliesportiva e arquibancada para 150 pessoas, tudo englobará uma área total de 3.772,03 metros quadrados.

De acordo com a Secretaria de Educação Carolina Souza, este é um momento de resgate da história, valorização da Professora Irma de Lima Matos que tanto contribuiu para a educação maracajuense, tudo isso com muita emoção, emoção esta compartilhada com todos os familiares presentes.

“Não há como descrever a emoção em lançar esta obra que tem a expectativa de já ser entregue em 2023, beneficiando inúmeros alunos, valorizando a educação e podendo ampliar as vagas da Rede Municipal de Ensino, Maracaju cresce de maneira acelerada e merece este investimento que somente uma pessoa do perfil do Prefeito Marcos Calderan poderia nos possibilitar, certamente, cuidaremos com muito carinho dos nossos alunos, educando-os para um futuro muito melhor.” Explicou Carolina Souza.

Convidada pela Diretora da Escola Irma de Lima Matos Juliana de Oliveira Pereira, a Professora Adalgisa Diretora da Escola Cecília de Castro Minervini presente no evento, ministrou uma oração diante da área em que a obra será construída, contando com o apoio e união de todos os familiares, autoridades e a comunidade presente.

Tal momento foi alvo de elogio por parte do Prefeito Marcos Calderan que reconheceu que a fé tem feito as coisas acontecerem em Maracaju, fazendo uma analogia as dificuldades enfrentadas neste ano, citando de forma especial os momentos mais difíceis da pandemia.

“Estamos neste fim de ano, podendo aos poucos, retornar os eventos, comércio se fortalecendo e o município podendo lançar obras importantes já neste primeiro ano, mesmo com todas as dificuldades existentes e conhecidas pela comunidade, isso representa algo que já tínhamos no setor privado que é a fé, respeitando a crença de todos, trouxemos isso ao setor público e, graças a isso, acredito que as coisas estão acontecendo. Agradeço a Deus que me deu sabedoria e entendimento de que investir na educação é fundamental para o futuro de nossa querida Maracaju.” Afirmou Marcos Calderan.

O prefeito ainda agradeceu a Câmara de Vereadores, através dos parlamentares presentes: Presidente da Câmara Robert Ziemann, Vereadores Rener Barbosa, Oseias Enfermeiro, Gustavo Veterinário e Vilmar da Era do Gelo, salientando que as coisas somente acontecem, graças ao apoio do Legislativo Municipal.

A obra foi bem vista pela comunidade escolar, ressaltando que o prédio localizado na região do BNH estava pequeno e inclusive apresenta dificuldades de se reformar, devido a sua necessária utilização por parte da Rede Municipal de Ensino neste momento.

Sobre a Escola Irma de Lima Matos

A Escola Municipal Professora Irma de Lima Matos foi criada pelo Decreto Municipal nº 09/1987 em 11 de Junho de 1987, atualmente se encontra instalada na Travessa Dourados, nº 75 no Conjunto Coophaju em Maracaju e é mantida pela Prefeitura Municipal de Maracaju.

O nome da escola é em homenagem à Professora Irma de Lima Matos, nascida em Maracaju no dia 13 de Outubro de 1936, filha de Abadio Ferreira de Lima e Antônia Ferreira de Lima.

Professora Irma cursou o primeiro grau no grupo Escolar João Pedro Fernandes, atualmente Escola Municipal João Pedro Fernandes, concluindo seus estudos no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Campo Grande.

Retornando para Maracaju, já formada como professora, passou a dar aulas em escolas rurais como fazendas Paraíso, Recordação, Fortaleza, Panorama, dentro outras.

Na área urbana lecionou na Escola Municipal João Pedro Fernandes, Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, onde mais tarde também atuou como diretora. Casou-se com Orlando de Souza Matos com quem teve três filhos: Armando de Lima Matos, Renata de Lima Matos e João Lima Matos, bem como o maior sonho da Professora Irma de Lima Matos foi de educar seus filhos com dignidade e dar a eles uma formação superior, atualmente Armando é Arquiteto, Renata é Assistente Social e João é Dentista.

Cb image default
Divulgação