Buscar

Com apoio da Prefeitura, Fundação Raízen forma mais de 100 alunos em Maracaju

Em mais uma ação ligada a área de capacitação educacional a Prefeitura de Maracaju, através da secretária de Educação e em parceria com a Fundação Raízen, realizou a entrega de certificados de conclusão de curso para 110 alunos de Maracaju e Vista Alegre.

O encerramento aconteceu nos dias 11 e 12, e concluiu o curso que teve a duração de 4 meses, exclusivo para estudantes do 9º ano de escolas públicas, tendo como objetivo desenvolver as habilidades socioemocionais dos participantes.

Além disso, buscou-se impulsionar os jovens a descobrirem suas vocações e caminhos profissionais, estimulando a permanência na escola e a aprendizagem ao longo da vida, baseando-se em três etapas:

Quem eu sou? Voltado a temas como: autoconhecimento, resgate da própria história, compartilhar e conhecer outras histórias.

Qual o meu sonho? Etapa de reconhecimento de habilidades, reflexões sobre o futuro do trabalho, técnicas para comunicar o sonho.

Como faço para chegar lá? Quais os passos para alcançar este sonho, em que é trabalhada o incentivo para conclusão do ensino médio - período de maior evasão escolar.

Na capacitação ocorreu a apresentação de três trilhas (ensino técnico, ensino superior e empreendedorismo) e os alunos desenvolveram um plano de ação para garantir o futuro idealizado durante o curso.

O evento de celebração é o momento de reforçar todas essas mensagens e há a entrega de certificado de conclusão do curso.

Sobre o Programa Ativa Juventude

Por meio de uma metodologia que estimula competências socioemocionais, o programa tem como público-alvo jovens de escolas públicas na transição para o ensino médio. São dois modelos possíveis: híbrido, com duração de 4 meses; e presencial, com duração de 1 ano. Semestralmente, são mais de 2 mil beneficiados diretamente.

O Ativa Juventude impulsiona jovens a descobrirem suas vocações e caminhos profissionais, estimulando a permanência na escola e a aprendizagem ao longo da vida.

O objetivo do programa é formar 10 mil alunos até o ano de 2024.