Buscar

Com apoio de iniciativa privada, prefeitura inicia reflorestamento em Maracaju

A Prefeitura de Maracaju, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em parceria com a Neomille, subsidiária do grupo Cerradinho, iniciou os trabalhos de reflorestamento da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Montalvão.

A ação coincide com o “Dia Mundial da Água” e visa recuperar a área de preservação ambiental do córrego Montalvão para proteção dos recursos hídricos, proteção da fauna e flora, bem como proporcionar a conscientização ambiental da sociedade. O evento contou com a parceria da instituição privada e com o apoio e participação dos jovens integrados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Ação Jovem, vinculado a Secretaria de Assistência Social.

De acordo com Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a parceria com a iniciativa privada, neste caso, por meio da Neomille, já tem trazido bons resultados para a cidade.

“A preocupação ambiental, trata-se de um dever de todos, contar com o apoio de empresas como a Neomille é de grande importância e motivo de gratidão para o Poder Público, afinal demonstra a preocupação de todos com a preservação ambiental e com o futuro de nossa sociedade, nesta tarde demos apenas o pontapé inicial, mas muito será feito para a preservação do rio e de sua Área de Preservação Permanente. Nossa parabenização a todos os envolvidos”, afirmou Agadir.

Para o Prefeito Marcos Calderan a presença do Ação Jovem e de nove integrantes da Neomille, demonstra que quando há união, as coisas acontecem mais rapidamente e a preservação ambiental é algo que deve ser feito de imediato.

“Trata-se de um momento de grande importância, verdadeiramente neste local o protagonismo é da natureza, não de nós, mas não posso deixar de parabenizar a Neomille e sua equipe, aliada a SEDEMA e também ao Ação Jovem, unidos deram um verdadeiro show de preservação ambiental e amor ao Meio Ambiente, não há como crescer e obter progresso sem o cuidado com o ambiente em que vivemos, por isso, contamos com o apoio de toda a comunidade, cuidar de nossa cidade e sua natureza é um dever de todos”, explicou o Prefeito Marcos Calderan, presente no evento.

Na ocasião foram plantadas diversas mudas, entre elas: Pitangueira, Embaúba, Jacarandá Mimoso, Canafistula, aroeira verdadeira, aroeira pimenta, Angico, paineira, Ingá, Tucaneira, jequitibá, Paricá, Canelinha, Coração de Negro, Sangra d'água, Ipê amarelo, Ipê rosa, Ipê branco, Pau formiga e Guatambu.

Participaram do evento o Prefeito Marcos Calderan, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Secretário de Obras e Urbanismo Joaquim Herrera, o presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente Alex Sandro, além de integrantes da SEDEMA, Ação Jovem e da empresa Neomille.

Sobre a Neomille

A Neomille, subsidiária do grupo Cerradinho, é uma usina que está sendo instalada às margens da rodovia MS-157 em uma área de 115 hectares, em Maracaju.

Unindo o que há de mais moderno em termos de máquinas, processos e equipamentos a um modelo inovador e sustentável de negócio e com R$ 1,4 bilhão de investimentos para a construção da primeira fase, a nova unidade terá capacidade de processamento anual é de 1,2 milhão de toneladas de milho ao final de todo o processo de implantação da usina, com a produção de 510 mil metros cúbicos/ano de etanol, além de subprodutos como o DDG, ou farelo de milho (310 mil toneladas/ano), gerar 100 Gigawatts de energia e produzir óleo de milho (22 mil metros cúbicos/ano), tendo impactos positivos para a sociedade e região, como:

- Geração de emprego

- Produção de biocombustível

- Geração de energia elétrica

- Valorização imobiliária

- Impulsionamento da economia

- Aquisição de matéria prima e insumo