Buscar

Após sofrer AVC, cantor e compositor de Maracaju precisa de ajuda para tratar afasia

Cb image default

A comunidade está empenhada para ajudar um artista de Maracaju bastante conhecido na cidade, ele é vítima de uma doença chamada “afasia”. 

Jaqueline Lopes Nascimento Lima, de 38 anos, criou uma "vaquinha online" para ajudar no tratamento do pai, Luiz Souza Nascimento de 61 anos, que é cantor, compositor e morador de Maracaju, Luiz está sofrendo de um distúrbio de linguagem que afeta a comunicação.

“Em maio de 2021, meu pai teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico grave, passou por cirurgia, ficou por 11 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e como sequela tem Afasia, que atinge a fala e compreensão. Devido a doença, meu pai entrou em depressão, pois não pode mais trabalhar e nem fazer o que mais ama que é cantar e compor”, disse a filha de Luiz.

Jaqueline criou uma vaquinha virtual para ajudar a pagar os gastos médicos do pai, como em fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta, neurologista e cardiologista. Além das medicações para evitar convulsões, paradas cardíacas e pressão alta.

“As contas começaram a apertar e está cada dia mais difícil manter esses atendimentos que pelo SUS são demorados e nem toda medicação está disponível, além dos exames. Por esses motivos e para dar melhor qualidade de vida ao meu pai, decidi fazer essa vaquinha e conto com a ajuda de todos”, disse a filha do cantor.

Para ajudar acesse o link da vaquinha.

Afasia

Segundo o Hospital Albert Einsten, as afasias são condições que alteram a capacidade dos pacientes de se comunicar de forma adequada afetando as seguintes funções:

- Capacidade de falar ou se expressar verbalmente

- Compreensão da linguagem verbal

- Compreensão da linguagem escrita (leitura),

- Capacidade de escrever.

As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.

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

Confira a música "Maracaju, cada dia melhor" de Luiz Nascimento.