O Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 20 de fevereiro, decidiu que os municípios podem aprovar leis para que suas Guardas Municipais atuem no policiamento ostensivo, assim como as demais forças de segurança, e realizem prisões em flagrante. Embora a decisão não conceda poder investigativo às guardas, ela fortalece seu papel no policiamento preventivo e comunitário, aumentando a segurança nas cidades.
O vereador Robert, que há tempos defende a criação da Guarda Municipal em Maracaju, aproveitou a sessão da última segunda-feira (24), para reforçar seu pedido. Durante seu pronunciamento no pequeno expediente, ele destacou a importância da decisão do STF e voltou a cobrar a implantação da Guarda Municipal no município.
“A decisão do Supremo reforça a necessidade de investirmos na segurança pública local. A Guarda Municipal terá um papel fundamental na proteção da nossa população”, afirmou Robert.
Com a mudança no entendimento jurídico, a implementação da Guarda Municipal em Maracaju ganha ainda mais relevância, podendo representar um avanço significativo na segurança do município.