Buscar

Ao anunciar decreto mais restritivo, Prefeito faz apelo e alerta sobre recorde de internações

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação

O Prefeito Marcos Calderan (PSDB) falou sobre o novo decreto que estabelece medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19 em Maracaju. As alterações seguem as recomendações do Programa “Prosseguir” do Governo do Estado, pois Maracaju voltou a ser classificada como Bandeira Vermelha.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o mês de maio registrou recorde de casos confirmados de Covid-19 este ano. Só neste mês até o dia 25, 693 novos casos foram confirmados, 316 casos a mais do que no mês anterior.

O Prefeito fez um apelo para que a população respeite o novo decreto. “Estamos passando por um momento muito difícil, recorde de internação e intubação. Nunca tivemos um número tão alto. Essa é a terceira e pior onda. Nos reunimos com o Comitê Diretor do Covid e tomamos essa decisão de enrijecer mais estas restrições. Estamos receosos em pularmos para a Bandeira Cinza do Programa Prosseguir, que é o grau de risco extremo. Precisamos acabar com as festas clandestinas, nas casas das pessoas, por isso estipulamos uma multa para os donos destas residências, haverá fiscalização e onde tiver aglomeração terá multa para o proprietário do local. O apelo que deixamos é que as pessoas se cuidem, se isolem, mantenham o distanciamento social, respeitem as normas de biossegurança, estes cuidados podem preservar vidas”, destacou Calderan.

De acordo com o Secretário de Saúde, Thiago Caminha, o hospital está lotado, 24 pacientes estão internados em estado moderado ou grave, 5 pacientes estão entubados.

“Vamos contabilizar mais óbitos dentro dos próximos dias, nesta quarta-feira mais uma pessoa perdeu a luta contra a doença aqui no município. Nossa região está com 99% das vagas de UTI ocupadas, é muito difícil conseguir a transferência de qualquer paciente, até mesmo para leitos particulares. Nós já estamos em uma situação muito delicada. O cumprimento deste decreto por parte da população é a estratégia que mais surtirá efeitos para conter a propagação do Covid-19”, finalizou.  

Confira o novo decreto na íntegra. Clique Aqui.