Publicado em 05/06/2017 às 19:09,
A tão esperada UPA - 24 horas – (Unidade de Pronto Atendimento), enfim foi aberta para a população. O projeto passou por dois mandatos (Daltro e Basso), porém só agora no mandato de Ascoli a unidade de fato está funcionando.
O prédio da UPA chegou a ser inaugurado em dezembro de 2016, mas não entrou em funcionamento. O custo da obra foi de aproximadamente R$ 2 milhões de reais conseguidos através do PAC no final de 2012 com contrapartida da prefeitura.
Em um ato simbólico de inauguração do início do atendimento, o prefeito Marcelo Ascoli (PSL), vice-prefeito Wellison Amarelo (PMDB), Presidente da Câmara Jean Nazareth (PT) e o Secretário de Saúde Nelinho Paim juntamente com o Deputado Federal Elizeu Dionízio (PSDB) e vereadores e autoridades deram o ponta pé inicial do trabalho importante desta UPA em Sidrolândia.
O Prefeito parabenizou os servidores da saúde que não mediram esforços para colocar a unidade em funcionamento e enfim atender a comunidade de Sidrolândia.
A unidade irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Com isso, ajudará a diminuir as filas no hospital. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.
Vereadores, secretários, autoridades e a comunidade que acompanhou o ato parabenizaram a prefeitura pelo brilhante trabalho de reorganização e empenho que garantiu a abertura da UPA travada desde 2013.