Publicado em 02/06/2017 às 09:12,
De janeiro até 30 de maio, a Santa Casa de Campo Grande, maior hospital de Mato Grosso do Sul, atendeu 204 pacientes vítimas de queimaduras, 35% a mais que no mesmo período de 2016, quando foram 151 casos no mesmo período. No total, foram 400 ocorrências no ano passado.
Conforme o hospital, o bife na chapa lidera o ranking de causas de acidentes com fogo, apesar das proibições de venda de álcool líquido nos supermercados e etanol em garrafas pet, nos postos de combustíveis. A proibição tem o objetivo de reduzir o número de casos de queimaduras e ingestão acidental.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Eduardo Tracz, falta conscientização por parte da maioria das pessoas, quanto ao risco do uso de objeto improvisados para fazer bife na chapa.
|As pessoas utilizam objetos como latas de tinta, pedaços de ferros, sem se dar conta do quanto são perigosos. E muitas ainda usam álcool, que é altamente inflamável, isso acaba colaborando para a ocorrência de acidentes. Então, o ideal é que não se use estes elementos, porque o risco é grande”, orienta.
Um dos casos recentes de vítimas do uso inadequado de álcool em chapas foi de Sophia Martins da Silva, de 4 anos. Ela ficou seis dias internada e morreu após uma parada cardiorrespiratória, na madrugada de quarta-feira (31).
O acidente aconteceu na noite de quinta-feira (dia 25), na Rua Matrinchã, no Bairro Cristo Redentor, em Campo Grande. A menina sofreu queimaduras nas vias áreas e de 2º grau em 15% do corpo, sendo na região do rosto, tronco e braço esquerdo.
Na noite também do dia 25, no mesmo bairro, dois irmãos de 9 e 11 anos ficaram feridos após explosão de um galão de gasolina. As crianças foram socorridas e levadas a Santa Casa. O menino mais novo recebeu alta no outro dia.
O mais velho continua internado em estado grave. Ele teve 60% do corpo queimado. As partes mais atingidas foram o órgão genital, rosto e barriga.
Em fevereiro deste ano, Pyetro Rodrigues Torres, 3 anos, sofreu queimaduras por todo o corpo por causa de um acidente com a chapa de fritura movida a álcool, durante uma festa de família, em Bela Vista, distante 322 quilômetros da Capital. Ele recebeu alta, mas ficou 43 dias internado no hospital.
O que fazer - Segundo Tracz, quando o acidente já aconteceu, o primeiro passo é abafar o fogo e assim evitar que as chamas se propaguem.
|Caso as chamas sejam em algum objeto é preciso abafar com um pano úmido, e não água ou panos secos, que podem causar mais fogo. Caso o fogo esteja em uma pessoa, é preciso abafar com pano seco e tirar assim que a chama apagar, para que o pano não grude na pele. Depois é preciso levar a vítima ao hospital para tratar a queimadura|, disse.
Ainda segundo o Bombeiro, a maioria das pessoas utiliza receitas caseiras como creme dental, entre outras, para curar as queimaduras, o que não é indicado. |Esses produtos contém substâncias químicas que podem piorar o ferimento, o melhor é procurar um médico|, disse.
Campo Grande News