Publicado em 18/11/2018 às 22:45,
A edição do 4º Sidropesc no Parque Ecológico Vale do Vacaria em Sidrolândia teve uma novidade, o Bungee Jumping um esporte radical praticado por muitos aventureiros corajosos, que consiste em saltar de uma altura amarrado aos tornozelos ou cintura a uma corda elástica.
A iniciativa foi independente, da empresa Flap Viagens e Turismo, mas contou com o apoio da Prefeitura Municipal e de comerciantes e empresários.
A ação foi um diferencial que chamou atenção nesta edição do Sidropesc e uma oportunidade para muitos sidrolandenses conhecerem essa modalidade de esporte radical. Duas sensações são inevitáveis: coração acelerado (causado pela liberação de hormônios como adrenalina e dopamina) e frio na barriga (reação à incapacidade dos órgãos de acompanhar o rápido movimento do corpo). Como reação ao “chacoalhão” e ao sangue acumulado na cabeça, também é comum sentir tontura ao final do salto. A sustentação do cabo elástico é feita por duas cordas (uma principal e uma de segurança), capazes de sustentar 4 mil quilos cada uma. Uma ponta é amarrada em uma estrutura rígida com um nó de alpinismo.
Em saltos amadores a ponta do cabo é coberta com uma “banana” de espuma para proteger o saltador da estrutura de polipropileno, pela qual passa a alça do cabo. Não por acaso, esta estrutura é chamada de Mike Tyson.
Todo mundo imagina que o tranco seja violento, mas, na verdade, a pessoa sente apenas uma pequena parte dele. Uma pessoa de 50 quilos produz um impacto de 1,4 mil quilos no final da queda, mas essa força é quase totalmente amortecida pelo cabo elástico, que tem 200% de elasticidade.
O mais difícil é ter coragem para encarar essa descarga de adrenalina. Se todos os procedimentos de segurança forem seguidos à risca, a possibilidade de acidentes no bungee jumping é praticamente nula. É o que garante Donatelo Rodrigo César que é responsável pela Pantanal Paraquedismo e trabalha com esportes radicais nas alturas há mais de 20 anos.
Em Sidrolândia, a altura da estrutura utilizada foi equivalente a um prédio de 15 andares. Veja abaixo a transmissão ao vivo feita pela equipe do Noticidade com entrevista e salto do instrutor Donatelo.