Com apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio), Ministro Carlos Marun, Governo do Estado, Sesai (Secretaria Especial da Saúde Indígena) e Prefeitura Municipal de Sidrolândia, acontece de 17 a 21 de Julho, na aldeia Tereré, o 2º Encontro Esportivo Cultural Terenoê da Terra Indígena Buriti, com seminários e temas voltados ao atleta indígena sul-mato-grossense.
Este ano o evento receberá também o Projeto Raio-X do Sorriso com atendimento odontológico a crianças e palestras e distribuição de kits com apoio do vereador Otacir Figueiredo (Gringo).
O encontro é realizado pelas lideranças indígenas da região de Sidrolândia, Dois Irmão do Buriti, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena de MS, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, e outros órgãos. O idealizador é Ivanil Alves Gabriel da subsecretária de políticas públicas para população indígena MS que destaca que o esporte para o índio tem um valor diferente. “Estes momentos não só favorecem a identidade da etnia indígena, bem como os laços de parcerias de convivência amistosa e o desenvolvimento de habilidades físicas e trocas de informação”, destaca.
Além de propiciar momentos recreativos e abordar reflexões sobre a questão da luta e resistência dos povos indígenas, o encontro aproxima as demais aldeias da região, como: Aldeia Tereré, Nova Tereré, Dez de Maio, Córrego do Meio, Lagoinha, Agua Azul, Recanto, Barreirinho, Buriti, Oliveira e Olho d’Agua.
Entre as modalidades do evento estão: Arremesso de lança, natação, cabo da paz, arco e flecha, atletismo, vôlei de areia e futebol de campo.
A região do município de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti abriga aproximadamente 434 jovens indígenas com a idade de 10 anos a 19 anos, 967 jovens com idade de 20 a 59 anos de 12 aldeias da etnia terena.
A abertura está programada para ocorrer no dia 17 de julho às 19 horas no salão comunitário da Aldeia Tereré com a presença de autoridades.
Douglas Amaral – Noticidade