Buscar

Neste mês, Sidrolândia vai sediar 2º Encontro Esportivo Cultural Terenoê

Cb image default

Com apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio), Ministro Carlos Marun, Governo do Estado, Sesai (Secretaria Especial da Saúde Indígena) e Prefeitura Municipal de Sidrolândia, acontece de 17 a 21 de Julho, na aldeia Tereré, o 2º Encontro Esportivo Cultural Terenoê da Terra Indígena Buriti, com seminários e temas voltados ao atleta indígena sul-mato-grossense. 

Este ano o evento receberá também o Projeto Raio-X do Sorriso com atendimento odontológico a crianças e palestras e distribuição de kits com apoio do vereador Otacir Figueiredo (Gringo).

O encontro é realizado pelas lideranças indígenas da região de Sidrolândia, Dois Irmão do Buriti, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena de MS, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, e outros órgãos. O idealizador é Ivanil Alves Gabriel da subsecretária de políticas públicas para população indígena MS que destaca que o esporte para o índio tem um valor diferente. “Estes momentos não só favorecem a identidade da etnia indígena, bem como os laços de parcerias de convivência amistosa e o desenvolvimento de habilidades físicas e trocas de informação”, destaca.

Além de propiciar momentos recreativos e abordar reflexões sobre a questão da luta e resistência dos povos indígenas, o encontro aproxima as demais aldeias da região, como: Aldeia Tereré, Nova Tereré, Dez de Maio, Córrego do Meio, Lagoinha, Agua Azul, Recanto, Barreirinho, Buriti, Oliveira e Olho d’Agua.

Entre as modalidades do evento estão: Arremesso de lança, natação, cabo da paz, arco e flecha, atletismo, vôlei de areia e futebol de campo.

A região do município de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti abriga aproximadamente 434 jovens indígenas com a idade de 10 anos a 19 anos, 967 jovens com idade de 20 a 59 anos de 12 aldeias da etnia terena.

A abertura está programada para ocorrer no dia 17 de julho às 19 horas no salão comunitário da Aldeia Tereré com a presença de autoridades.  

Douglas Amaral – Noticidade