Publicado em 18/07/2017 às 09:12,

Na fronteira com o Paraguai, cidade faz 105 anos hoje com frio de -1°C

Redação,

O município de Ponta Porã, localizado a 323 km de Campo Grande e na fronteira com o Paraguai, completa 105 anos de emancipação nesta terça-feira (18). Os 88 mil moradores foram |presenteados| hoje com temperatura abaixo de zero grau e sensação térmica de -5°C.

As comemorações foram antecipadas e ocorreram no último domingo (16), com atividades de lazer no parque dos Ervais, shows e atividades culturais. Também foi realizada a 1ª Corrida Internacional Fronteira da Amizade, reunindo atletas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.Não há atividades programadas para hoje, quando a população deve aproveitar o feriado para ficar em baixo das cobertas se protegendo do frio. Na fronteira, a cidade é a porta de entrada de drogas e armas vindas do Paraguai e, por isso, convive diariamente com níveis altos de criminalidade.Apesar disso, a cidade se destaca pela pecuária e comércio fortes, influenciados pelo turismo de compras que o país vizinho atrai.História – De acordo com a Wikipédia, a origem de Ponta Porã começou com a formação de um povoado denominado inicialmente “Punta Porá”, surgido entre os campos de erva-mate. Atualmente a cidade tem o nome de “Princesinha dos Ervais”.Antes da Guerra do Paraguai, a região era deserta, no interior do Paraguai, habitada apenas por tribos de Nhandevas e Caiuás. Em 1777, segundo informações divulgadas no Wikipédia, uma expedição militar chegou à região para explorar a terra.O tenente Antônio João Ribeiro, herói da Guerra do Paraguai, chegou em 1862 e se fixou na cabeceira do rio Dourados, atualmente município de Antônio João. No local foi fundada a Colônia Militar dos Dourados, destruída pelo Exército paraguaio durante a Guerra da Tríplice Aliança. Antônio João foi morto no local.Em 1872, com o fim da guerra, região de Ponta Porã passou a ser possessão territorial brasileira e em 1897 é criado o primeiro destacamento policial. Três anos depois o povoado se tornou distrito de Bela Vista. Em 18 de julho de 1912 foi criado o município de Ponta Porã. O primeiro prefeito, Ponciano de Matos Pereira, tomou posse no ano seguinte.

As comemorações foram antecipadas e ocorreram no último domingo (16), com atividades de lazer no parque dos Ervais, shows e atividades culturais. Também foi realizada a 1ª Corrida Internacional Fronteira da Amizade, reunindo atletas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

Não há atividades programadas para hoje, quando a população deve aproveitar o feriado para ficar em baixo das cobertas se protegendo do frio. Na fronteira, a cidade é a porta de entrada de drogas e armas vindas do Paraguai e, por isso, convive diariamente com níveis altos de criminalidade.

Apesar disso, a cidade se destaca pela pecuária e comércio fortes, influenciados pelo turismo de compras que o país vizinho atrai.

História – De acordo com a Wikipédia, a origem de Ponta Porã começou com a formação de um povoado denominado inicialmente “Punta Porá”, surgido entre os campos de erva-mate. Atualmente a cidade tem o nome de “Princesinha dos Ervais”.

Antes da Guerra do Paraguai, a região era deserta, no interior do Paraguai, habitada apenas por tribos de Nhandevas e Caiuás. Em 1777, segundo informações divulgadas no Wikipédia, uma expedição militar chegou à região para explorar a terra.

O tenente Antônio João Ribeiro, herói da Guerra do Paraguai, chegou em 1862 e se fixou na cabeceira do rio Dourados, atualmente município de Antônio João. No local foi fundada a Colônia Militar dos Dourados, destruída pelo Exército paraguaio durante a Guerra da Tríplice Aliança. Antônio João foi morto no local.

Em 1872, com o fim da guerra, região de Ponta Porã passou a ser possessão territorial brasileira e em 1897 é criado o primeiro destacamento policial. Três anos depois o povoado se tornou distrito de Bela Vista. Em 18 de julho de 1912 foi criado o município de Ponta Porã. O primeiro prefeito, Ponciano de Matos Pereira, tomou posse no ano seguinte.

Campo Grande News