A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer realizou na manhã desta quinta-feira (27), na Câmara Municipal de Vereadores, o lançamento oficial do Projeto Identidade Jovem, documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.
Vários estudantes de escolas públicas do município participaram do lançamento e agradeceram o esforço do poder público em trazer o projeto para o município.
O Prefeito Marcelo Ascoli destacou o empenho do vice-prefeito Wellison Muchiutti (PMDB), que foi o principal articulador na busca pelo projeto, ele contou com o apoio do Secretário de Esporte Sandro Luiz e do vereador Fá da Silva (PMDB) durante a visita ao lançamento estadual.
De acordo com Wellison, o projeto vai beneficiar jovens de todo o Brasil e mesmo os não estudantes terão direito ao benefício, fato inédito no Brasil.
“São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013, com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada, 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos”, destacou Wellison.
Outro benefício do projeto é no Transporte Interestadual, onde são reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.
Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens.
Atenção: Vale para ônibus, trem e embarcação e o transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.
A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte. Para mais informações acesse a seção de dúvidas, ou confira as regras contidas no Decreto 8.537/2015.
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
Rallph Barbosa – Noticidade