Lagartas Helicoverpa armigera foram encontradas em lavouras da região nordeste de Mato Grosso do Sul, pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). A região faz divisa com Mato Grosso e Goiás, que também estão em estado de emergência por causa da praga. Os municípios em que a praga foi encontrada não foram divulgados.
Conforme informações da Sepaf (Secretaria de Produção e Agricultura Familiar), o setor produtivo de MS pediu ao governo estadual para que solicitasse ao Mapa (da Agricultura e Abastecimento) a decretação do estado de emergência.
Com o decreto, o Estado poderá tomar as medidas cabíveis, caso a população de helicoverpa armigera venha a atingir níveis que possam trazer danos econômicos as lavouras de Mato Grosso do Sul.
A partir dessa demanda, o governo solicitou para que a Iagro fizesse um levantamento nas lavouras de soja e algodão em todo Estado, sendo encontrados indivíduos de helicoverpa, em lavouras da região nordeste, que faz divisa com os estados de Mato Grosso e Goiás. A análise serviu como base para o pleito formulado pela Sepaf, feito ao Ministério como medida de precaução.
A Helicoverpa armigera é uma praga que quando alcança níveis populacionais elevados tem alta capacidade de destruição, especialmente nas culturas de soja, milho e algodão.
Estado de emergência - Foi publicado ontem (2) no Diário Oficial da União, estado de emergência fitossanitária em relação ao risco de surto da praga Helicoverpa em Mato Grosso do Sul. O primeiro ataque da praga foi constatado em quatro municípios do Estado em dezembro de 2013.
Especialistas disseram ao Campo Grande News que apesar do decreto, a praga nas lavouras do Estado estão controladas.
Campo Grande News