Publicado em 24/04/2017 às 17:00,
Como a disponibilidade do Padre em se locomover para outros municípios era bem disputada, Caravanas com ônibus de Sidrolândia levavam os fiéis do município até as missas em Dois Irmãos.
O padre Benedito Francisco de Oliveira celebrou no último sábado (22), a sua Missa de Despedida que reuniu 2 mil pessoas no pátio da Matriz da Igreja Católica de Dois Irmãos de Buriti.
A missa de Cura, Libertação e Adoração ao Santíssimo Sacramento foi emocionante e reuniu pessoas de vários municípios, além de muitos fiéis de Sidrolândia, Benedito “fez história” e se tornou popular pelo método carismático de suas pregações e seu jeito de evangelizar.
O sacerdote foi cedido em 2009 pela arquidiocese de Santo Amaro, em São Paulo, mas de acordo com Benedito, seu contrato não será renovado e ele terá que voltar a cidade de origem. O último dia do vigário no município sul-mato-grossense é dia 30 de abril. “Meu contrato era para ficar seis anos, mas renovaram por mais dois e agora não vão recomeçar outro”, comentou.
Segundo ele, o motivo da não permanência seria a superlotação de padres na região. “A diocese está cheia de padres e não precisa mais do meu trabalho. São 13 paróquias e 20 padres; Tem paróquia que tem 4 padres”, explicou.
Apesar da popularidade, Padre Benedito assume que o modo de trabalho não costuma ser bem recebido pelos colegas, e isso poderia ter levado o seu contrato a não ser renovado. “Tem pessoas que não entendem o trabalho, que não compreende esse trabalho. Tem pessoas que não entendem porque sou um padre carismático. É uma missa que eu provoco os fiéis na fé, não faço só uma pregação”.
O método adotado pelo padre carismático causou discussão entre membros da comunidade católica no Estado, são relatos de cura, libertação, mas foi a maneira fora do tradicional que despertou interesse entre os fieis e as missas ministradas por ele chega a receber 3 mil pessoas. Além da igreja Nossa Senhora do Rosário em Dois Irmãos, o padre celebra a liturgia em 16 comunidades, entre assentamentos, tribos indígenas e presídio.
Carinho de Sidrolândia – Apesar do método usado pelo padre não ter agradado líderes religiosos do estado, em Sidrolândia Benedito sempre foi muito bem recebido, pois a Renovação Carismática tem grande força no município e realiza inclusive eventos voltados exclusivamente a este público, como a Festa das Cores e o CristoFolia.
Em março do não passado, Benedito visitou a comunidade católica da Aldeia Buriti, que foi a localidade em meio à chuva para propiciar a comunidade a realização da encenação e da tradicional missa alusiva a paixão de Cristo, ganhando o carinho dos indígenas que agradeceram o seu esforço.
Mesmo sem convites para permanecer em Mato Grosso do Sul, o padre já havia destacado que seu desejo era ficar. “O desejo do fiel era de que renovasse, mas isso depende do bispo. Por mim eu ficaria, se o bispo renovasse, se precisar estou a disposição”. Finalizou Benedito.
Rallph Barbosa – Noticidade