Publicado em 04/05/2017 às 13:54,
Ao lançar a campanha Maio Amarelo, para redução de acidentes de trânsito, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), disse que ações e regras ajudam a combater ocorrências nas ruas, mas o que prevalece é a escolha e atenção do motorista. O evento de lançamento aconteceu ao lado do Paço Municipal, na Avenida Afonso Pena, nesta quinta-feira (4).
“Investir em tecnologia e endurecer a leis ajudam, mas a decisão de infringir ou não a lei cabe ao motorista”. Segundo o prefeito, em 2016 foram quase 7 mil acidentes, dos quais 60% foram causados por condutores que furaram sinal vermelho, embriagados ou em excesso de velocidade.
Ressocialização e reeducação da sociedade para diminuir acidentes, como não falar no celular enquanto dirige, obedecer a sinalização e não exceder as velocidades permitidas, cita. “Nós não podemos tolerar mais tantos acidentes e até homicídios no trânsito em razão da falta de observância às regras”.
O secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), José Carlos Barbosa, esteve no evento representando o Governo de Mato Grosso do Sul. O titular afirmou que durante o mês a estrutura de segurança, com as polícias Civil e Militar, além do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), será intensificada, principalmente no fim de semana.
“É quando é registrada a maior quantidade de acidentes”. Do total de atendimentos na Santa Casa, José Carlos afirma que 70% é fruto de ocorrências no trânsito. 50% são motociclistas sem habilitação. “Blitz não é para arrecadar dinheiro, mas combater as pessoas sem carteira e as que dirigem alcoolizadas”.
Mesmo com percentuais considerados altos, o secretário diz que houve queda do número de acidentes. Em 2013, foram 31,9 mil em MS e, em 2016, 24,6 mil.
Campo Grande News